Nos bastidores da janela de oportunidades...

A janela partidária para vereadores trocarem de partido se encerrou no último dia 5 de abril, bem como o prazo para outros políticos mudarem de siglas e para novas filiações. Mas nos dias derradeiros das datas-limites, os bastidores ferveram com situações engraçadas e até inusitadas.



Escondendo o ouro
Muitos dirigentes partidários evitaram tornar público nomes com quem tratavam para filiação com receio que outra sigla pudesse interceptar pelo caminho. E aconteceu. “A pessoa estava aqui, quando via já tinham levado para outro lado”, resumiu um representante de partido, sobre a disputa travada entre legendas.


Divididinho ou arrependido?
Um vereador da Boca do Monte teria ficado divididinho após confirmar a mudança de partido e até ter anunciado a nova sigla.

 
Parece que bateu o arrependimento depois, mas aí já era tarde, seu antigo partido não fazia mais questão em tê-lo, ou não se interessou...


Oferta recusada
Já outro parlamentar teria se oferecido a um dirigente partidário para integrar a nominata a vereador. Mas como a legenda já tem uma lista consolidada, o representante da sigla acabou recusando a oferta.


Ambos não se queriam
Os vereadores Adelar Vargas, Bolinha, e Rudys Rodrigues foram alvo de muitas especulações e até ocorreram alguns convites, mas os dois permaneceram no MDB. A saída esperada e que se confirmou foi de Tubias Callil para o PL. Esse era um caso em que ambos não se queriam: nem ele nem o MDB.

 
E o MDB, do pré-candidato a prefeito Beto Fantinel, no apagar das luzes, conseguiu qualificar sua nominata a vereador. Buscou nomes de fora da política, mas também políticos que militam em outros partidos. Trata, por enquanto, com reserva alguns nomes para não prejudicar as atividades profissionais que desempenham.


Que tal ser vice?
Após troca de partido, um vereador teria se oferecido de vice de um pré-candidato a prefeito, mas não houve interesse.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Boas-vindas

E, depois da janela partidária, o Podemos promoveu uma reunião de boas-vindas dos novos filiados com a participação do pré-candidato a prefeito Tony Oliveira. Entre os novos filiados, está a parlamentar Anita Costa Beber, ex-Progressistas. Neste sábado, alguns pré-candidatos participam de um encontro com a direção estadual do Podemos em Porto Alegre e também de um curso de capacitação.

 
O vereador Tony, aliás, seria alvo de pré-candidatos a prefeito para ser vice por ser um comunicador de massa e com abrangência na periferia da cidade.


Gabriel assume governo com viagem de Leite

O vice-governador Gabriel Souza (MDB) assumiu, na sexta-feira (12) o Palácio Piratini devido à viagem do governador Eduardo Leite (PSDB) à Europa para agendas. Entre os compromissos, o tucano terá um encontro com o Papa Francisco no Vaticano.

 
“Pelos próximos dias, darei continuidade, em total alinhamento com ele, ao trabalho que já vem sendo realizado pelo nosso governo”, escreveu Gabriel em sua rede social, oficializando a substituição no Piratini.


Ele terá, entre as agendas como interino, tratar da articulação para aprovar o projeto de aumento de ICMS de 17% para 19%, enviado à Assembleia na quinta-feira (11). Tarefa árdua para o governador em exercício diante das pressões.


 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vereador apresenta projeto polêmico das escolas cívico-militares em Santa Maria Anterior

Vereador apresenta projeto polêmico das escolas cívico-militares em Santa Maria

Legislativo de Santa Maria aprova ampliação da licença-maternidade para servidoras do município Próximo

Legislativo de Santa Maria aprova ampliação da licença-maternidade para servidoras do município

Jaqueline Silveira