STF forma maioria para afastar ministro

O plenário do Supremo Tribunal Federal formou maioria para rejeitar um pedido feito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para afastar o ministro Alexandre de Moraes da relatoria da Pet 12.100, aberta no âmbito da investigação sobre uma tentativa de golpe após as eleições de 2022. O julgamento virtual começou na manhã da última sexta (6) e tem previsão de término para sexta-feira (13).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Presidente do STJ rejeita pedido de prisão de Putin
Por estar fora da competência do Superior Tribunal de Justiça, o ministro Herman Benjamin, presidente da corte, negou, em liminar, um pedido de habeas corpus que buscava o cumprimento de um mandado de prisão contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, com base em uma ordem do Tribunal Penal Internacional (TPI). O ministro classificou o pedido como “inusitado e desprovido de fundamentação adequada”.


Presidente do TST defende maior proteção a motoristas de apps
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Aloysio Corrêa da Veiga, afirmou, na segunda-feira (9), que o trabalho intermediado por aplicativos, ainda que seja autônomo, “demanda proteção especial”. A declaração foi dada na abertura da audiência pública que ocorre entre segunda (9) e terça-feira (10), convocada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, na ação que discute se há ou não vínculo de emprego entre motoristas de aplicativo e plataformas que prestam serviço de transporte de passageiros, como a Uber.


STF forma maioria para autorizar pagamento de emendas
O plenário do Supremo Tribunal Federal formou maioria, na segunda-feira da semana passada (2), para manter a decisão do ministro Flávio Dino que liberou o pagamento de emendas parlamentares, que estava suspenso desde agosto. Na liminar concedida, o ministro estabeleceu diversas regras de transparência e o modo como devem ser feitas as destinações das emendas. A liberação ocorre após quatro meses de reuniões entre Executivo, Legislativo e Judiciário para tratar do tema.


Novo presidente no TCU
O ministro Vital do Rêgo Filho foi eleito na quarta-feira (4) presidente do Tribunal de Contas da União para o ano de 2025. A escolha de seu nome ocorreu por unanimidade, assim como a do ministro Jorge Oliveira para a vice-presidência, em votação dos nove ministros da corte. A posse dos eleitos está marcada para a próxima quarta (11).


STF suspende lei que simplifica licença ambiental para uso de agrotóxico
O Supremo Tribunal Federal confirmou decisão liminar do ministro Flávio Dino que suspendeu a validade de normas do Ceará que permitem a concessão de licenciamento ambiental simplificado em atividades e empreendimentos com baixo potencial poluidor que utilizem agrotóxico. A decisão foi tomada por maioria dos votos, na sessão virtual finalizada no dia 26 de novembro, em Ação Direta de Inconstitucionalidade.


Presidente da OAB-SP defende mandato para ministros
Em entrevista publicada no domingo (8), na “Coluna do Estadão”, o presidente eleito da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo (OAB-SP), Leonardo Sica, defendeu mudanças na composição e na atuação do Supremo Tribunal Federal, no foro por prerrogativa de função do presidente da República e dos ministros de Estado e no uso da palavra por advogados nos julgamentos em tribunais superiores. “O mandato para ministro do Supremo, a gente já validou a tese. E a segunda é a redução ao extremo do foro privilegiado”, afirmou Sica, que prometeu levar as propostas adiante.


CIDH decide que eleições venezuelanas de 2013 não foram autênticas
No último dia 2 de dezembro, a Corte Interamericana de Direitos Humanos realizou a notificação da sentença do Caso Capriles vs. Venezuela ao Estado venezuelano. A sentença, julgada pelo tribunal em outubro de 2024, declara a responsabilidade internacional da Venezuela pela violação de direitos humanos de Henrique Capriles Radonski, então candidato a presidente, ocorridas no contexto das eleições de 2013 no país. Trata-se de um marco na jurisprudência do tribunal interamericano.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Carolina Lisowski assumirá Secretaria de Governança Anterior

Carolina Lisowski assumirá Secretaria de Governança

PF indicia Bolsonaro  por tentativa de golpe de Estado Próximo

PF indicia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado