Flávio Dino e Paulo Gonet passam por sabatina no Senado amanhã

Flávio Dino, indicado para o Supremo Tribunal Federal, e Paulo Gustavo Gonet Branco, escolhido do presidente Lula para o cargo de procurador-geral da República, passarão por sabatina no Senado nesta terça (12). A dupla passará primeiro pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde terá a oportunidade de responder a perguntas de parlamentares. A comissão então prepara um parecer, que é submetido ao Plenário do Senado, onde os indicados devem ter maioria absoluta de 41 votos.

Moro opta por silêncio parcial ao depor em ação que pode levar a sua cassação

O ex-juiz titular da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba e atual senador, Sergio Moro (União Brasil-PR), prestou, na última quinta-feira (7), depoimento em ação eleitoral que pode levar à cassação de seu mandato. Apesar da aparente disposição para responder aos questionamentos da Justiça Eleitoral, Moro decidiu dar respostas apenas às perguntas do juiz que conduziu o depoimento, optando pelo silêncio nas questões formuladas pelos advogados do Partido Liberal (PL) e da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), que ajuizaram a ação.

Supremo cria Ouvidoria e aumenta estrutura de apoio à jurisdição

O Supremo Tribunal Federal alterou sua estrutura organizacional para adequá-la ao plano estratégico da gestão do ministro Luís Roberto Barroso na presidência da Corte, para o biênio 2023-2025. Entre as novidades, estão a criação da Ouvidoria do STF, a ampliação da estrutura de apoio à jurisdição e o incremento às medidas de inteligência artificial.

Promotor reconhece que só denunciou Fernando Haddad por retaliação

O promotor Marcelo Milani reconheceu que só denunciou Fernando Haddad por improbidade administrativa como forma de retaliação contra o ex-prefeito de São Paulo. A admissão foi feita em uma ação que Milani movia contra Haddad. Segundo a Folha de S.Paulo, ele desistiu do processo e a desistência foi homologada na última quinta-feira (7) pelo Superior Tribunal de Justiça.

Plataforma salvou vídeo apagado por Bolsonaro que contesta eleições 

A plataforma Metamemo, que coleta e preserva conteúdos de redes sociais, salvou o vídeo publicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contestando as eleições pouco depois dos atos de 8 de janeiro. O Supremo Tribunal Federal determinou que a Meta, dona do Facebook, disponibilizasse o material, mas a empresa informou que não conseguiu recuperar a publicação em que Bolsonaro o divulgou e depois apagou.

Burnout, ansiedade e depressão: a nova lista de doenças do trabalho

Enfim, após 24 anos, o Ministério da Saúde divulgou a atualização da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho, de modo que houve a incorporação de 165 novas patologias. De acordo com as informações do governo federal, a quantidade de códigos de diagnósticos das enfermidades passa de 182 para 347.


Órgão Especial define lista tríplice da OAB para vaga de desembargador 

Os integrantes do Órgão Especial, durante sessão administrativa ocorrida ontem, definiram a composição da lista tríplice que será encaminhada ao governador do Estado para escolha de novo integrante da Corte estadual como desembargador, em vaga destinada à classe dos advogados, por intermédio do Quinto Constitucional. Os magistrados escolheram os nomes de Fabiana Azevedo da Cunha Barth, Paulo Roberto Cardoso Moreira de Oliveira e Cristiane da Costa Nery. A listagem com os(as) escolhidos(as) pelo Órgão Especial será repassada ao governador Eduardo Leite (PSDB) para que escolha um dos concorrentes e faça a nomeação como o (a) novo(a) desembargador(a) do Tribunal de Justiça do Estado.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeito Jorge Pozzobom veta projeto da vereadora Roberta Leitão Anterior

Prefeito Jorge Pozzobom veta projeto da vereadora Roberta Leitão

OAB pede fim das violações amplas contra sustentação oral nos tribunais Próximo

OAB pede fim das violações amplas contra sustentação oral nos tribunais

Guilherme Pitaluga