Edis voltam ao batente, com nova Mesa e até sete candidatos

Edis voltam ao batente, com nova Mesa e até sete candidatos

Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)

Terão decorridos mais de dois meses da última sessão ordinária no parlamento da Boca do Monte, antes de se juntarem, no mesmo plenário, os 21 vereadores eleitos em 2024 pelos santa-marienses. Isso deve acontecer na próxima terça-feira (24). A última vez que isso aconteceu foi em 18 de dezembro, quando a pauta única indicava a escolha dos novos dirigentes da Casa.

Aliás, decorre de lá a primeira das duas grandes novidades que aguardam os edis – depois do longo recesso de verão – período em que as decisões, inclusive autorizações de viagem, e discursos mobilizaram apenas os membros da Comissão Representativa.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

​O novo, no caso, é representado pelo decano da Câmara, o presidente Sérgio Cechin. Há, porém, uma diferença em relação a 2025. Agora, a Mesa terá a presença da oposição, que montou uma chapa e, por conta da proporcionalidade, também participa da gestão do parlamento.

Já a segunda novidade é representada pelo próprio ano eleitoral. Que terá a participação, como candidatos, de até sete vereadores. Talvez até mais. A seguir, como está essa situação, com os dados disponíveis até o momento.

No PT, por exemplo, há três pretendentes a uma vaga de candidato a deputado estadual, no vácuo da decisão de Valdeci Oliveira, que concorre à Câmara dos Deputados. São, na ordem alfabética, Helen Cabral, Sidinei Cardoso e Valdir Oliveira. Um deles, pelo menos, deverá ser confirmado (a) na urna eletrônica.

Há também, a certeza de outras quatro candidaturas e a cogitação de uma quinta e talvez uma sexta. Rudys Rodrigues, do MDB, concorre a deputado federal, fazendo dobradinha com Beto Fantinel. Consta que Tony Oliveira, da bancada do Podemos, teria a mesma pretensão.

Por sua vez, estão na relação dos considerados candidatos certos à Assembleia Legislativa, a campeã de votos em 2020 e 2024, Alice Carvalho, solitária integrante da bancada do PSol, e Luiz Fernando Cuozzo Lemos, na mesma condição, só que do PDT.

Ainda há indefinição, por conta de decisões partidárias, não necessariamente de Santa Maria, mas não se descartam, no Legislativo, outras duas possíveis candidaturas, que elevaria o total de concorrentes a cerca de um terço dos edis. No caso as de Admar Pozzobom, do PSDB, e Marcelo Bisogno, do União Brasil.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura viveu uma verdadeira (e longa) sexta-feira 13 Anterior

Prefeitura viveu uma verdadeira (e longa) sexta-feira 13

Movimentação é grande no ninho dos tucanos de Santa Maria Próximo

Movimentação é grande no ninho dos tucanos de Santa Maria

Claudemir Pereira