Na imagem que ilustra esta nota, um super sorridente presidente do Tribunal de Contas do Estado, ex-deputado Iradir Pietroski, é fotografado junto aos também felizes Sérgio Cechin, presidente da Câmara santa-mariense, Rodrigo Menna Barreto (E), chefe de gabinete, e Lucas Saccol Meyne (D), procurador jurídico do Legislativo. Trata-se de encontro acontecido há alguns dias e o corolário de uma articulação vinda ainda do ano passado, com a assinatura de Meyne. Na última semana, ele esteve reunido com a cúpula do TCE, em Porto Alegre, para tratar do assunto.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Enfim, foi o procurador a fazer todo o movimento para a primeira agenda institucional do presidente do parlamento, o pepista Sérgio Cechin, com a direção do Tribunal de Contas do Estado. Assim é que, agora, com todo o interesse formalizado, a data da interiorização do TCE-RS deve ser marcada, o que pode se concretizar em breve, estimam fontes do Legislativo.
Direção do PSB
Em uma reunião feita via internet, no final de janeiro, o PSB santa-mariense definiu sua diretoria para mais um período. Na verdade, apenas uma novidade efetiva se deu, com a escolha da jornalista Karohelen Dias para a vice-presidência. O presidente continua a ser Celso Carvalho. Com relação ao futuro eleitoral, não há perspectiva de uma candidatura local no partido que, em Santa Maria, tem 771 filiados.
E os tucanos?
Se a direção nacional do PSDB interveio na estadual e afastou a então presidente Paula Mascarenhas, não há notícia de que algo semelhante venha a ocorrer em Santa Maria. E olha que aqui o partido mantém três vereadores (que só poderão sair em março de 2028, quando haverá nova janela partidária - ou infidelidade, ou da traição, como preferir). Ate lá, Admar Pozzobom, Lorenzo Mazzini Pichinin e Givago Ribeiro não podem se mexer.
Só forasteiros?
A situação do PP também está confusa, como a coluna tem retratado semana sim, semana também. Embora seu presidente, Pablo Pacheco, tenha dado otimista entrevista à coluna, no final de dezembro, o fato é que a sigla se encaminha para apoiar forasteiros, tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara. A menos que Lúcia Madruga (foto) entre no jogo e decida concorrer ao Legislativo gaúcho.
Candidatas?
Embora não citadas no texto de abertura dessa página, pelo menos duas petistas também teriam pretensões de concorrer à Assembleia, no vácuo da decisão de Valdeci Oliveira, que se candidata à Câmara. No caso, as vereadoras Helen Cabral (que até reuniu apoiadores em ato nessa direção) e Marina Callegaro (que teria o apoio político da deputada Maria do Rosário). A questão: vão manter essa pretensão?
Para fechar!
Muito provavelmente o PL não terá candidato a deputado federal por Santa Maria. A menos que um dos vereadores assuma a tarefa. Com o que, forasteiros da sigla devem se apropriar do espaço mais destro disponível na cidade. Já para a Assembleia Legislativa ninguém tem dúvida: a agremiação deve apresentar o nome de Roberta Leitão, dirigente e ex-candidata a prefeita.