“Renovar PP”, a Câmara e 2026. O que pensa Pacheco

“Renovar PP”, a Câmara e  2026. O que pensa Pacheco

Foto: Câmara de Vereadores

O presidente do Progressistas (PP), Pablo Pacheco, deixou a vereança no final de dezembro passado. Agora, a coluna o procurou para avaliar esse ano em que, na iniciativa privada, segue no cargo de mandatário pepista. Entre as respostas, na entrevista feita por aplicativo de mensagens, uma trata da criação de um grupo interno no PP, liderado, entre outros, pela suplente de vereadora, Marlene Nascimento. Confira as respostas de Pacheco, na íntegra:


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Claudemir Pereira
– Por favor, faça uma avaliação sucinta das atividades do PP em 2025.
Pablo Pacheco – O Progressistas em Santa Maria retoma um espaço importante dentro da gestão municipal. Apesar de ser um ano desafiador para o Executivo, nossos partidários que ocupam funções na prefeitura e na Câmara estão desempenhando um excelente papel. Em resumo, esse ano o partido teve que focar mais no suporte (porta para fora) do que em movimentações partidárias em si.
Claudemir – O que se prepara para 2026, especialmente em relação a eleições. O PP local terá candidato à Assembleia e à Câmara dos Deputados?
Pacheco – O Progressistas em Santa Maria, assim como no Estado, está aguardando algumas definições. Algumas lideranças colocaram seu nome à disposição para concorrer. Porém é uma decisão que passa pelo Diretório Estadual. Da minha parte, não há nenhuma objeção a termos candidatos locais.
Claudemir – O que significa a formação de um grupo interno (o Renovar PP) que tem como líder, entre outros, a primeira suplente de vereadora, Marlene Nascimento.
Pacheco – O grupo foi formado por membros recentes do partido que, inclusive, chegaram juntos. Entendo que todo movimento para discutir e somar seja bem-vindo. O PP é o maior partido de direita da cidade e do Estado; partidos grandes sempre vão ter “subgrupos”. O importante é que não temos nenhuma cisão, nem oposição... Estamos no mesmo caminho.
Claudemir – Em relação à Câmara (o senhor deixou o espaço, mas continua politicamente presente), como foi, na sua avaliação, o comportamento da bancada?
Pacheco – A bancada é experiente, não fugiu das principais discussões, bem como é bastante propositiva. Inclusive, nosso decano (Cechin) assume a presidência, reforçando o prestígio e confiança dos pares no trabalho dele. E, claro, tudo isso é possível com o suporte do ex-presidente do Legislativo e colega, Luiz Carlos Fort.
Claudemir – Quando acontece a convenção partidária, em 2026, e o que o senhor pretende fazer. Continuar na presidência? Ou desempenhar outro papel?
Pacheco – Em relação à convenção partidária, não tem data marcada. As informações oficiais que temos hoje é que o mandato (na presidência) vai até 31 de julho de 2026. Hoje, não tenho pretensão em concorrer à reeleição. Vamos trabalhar por uma construção uníssona e de fortalecimento do partido. Seguirei à disposição de todos os correligionários.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

“Renovar PP”, a Câmara e  2026. O que pensa Pacheco Anterior

“Renovar PP”, a Câmara e 2026. O que pensa Pacheco

Na posse no TCE gaúcho. E com direito a fotografia com a cúpula Próximo

Na posse no TCE gaúcho. E com direito a fotografia com a cúpula

Claudemir Pereira