opinião

OPINIÃO: Parabéns a Você

Setembro é o meu eleito, além da Semana da Pátria e do Gaúcho, tem o meu aniversário. Cresci numa casa que valoriza a data. Minha mãe, que o fez por 98 anos, se preparava com muita antecedência, nunca esqueceu o aniversário de familiar, afilhado, amigo, padre, médico, e nos dizia todos os anos: aniversário vem do latim "anniversarius" e quer dizer algo que acontece todos os anos, é o nosso natal. Conheço quem não gosta ou se vergonha de aniversariar, quem se esconde ou não quer ser felicitado. Eu gosto, acordo esperando que me felicitem.

Por gostar da data, sempre quis saber como eram os aniversários pelo mundo. Assim, soube que, nos países lusófonos, é no dia e com Parabéns a Você. Na Polônia, é no nono dia após a data, para dar sorte e felicidade. No Oriente Médio cristão, é no 7º dia após o nascimento, ligado aos Reis Magos. Nos países nórdigos, é no dia, dão parabéns, acendem velas para proteção e segurança no ano seguinte. Isto vem dos pagãos, pois no início do Cristianismo não comemoravam esta data. Orígenes diz que na Bíblia há dois natalícios, e que na Antiguidade só os Faraós e Herodes o festejavam. Um grego me disse que eles creem que cada pessoa tem um protetor, aí fazem bolo de mel redondo, como o de Ártemis, tem vela para pedido, saudação com poder de proteção, e no dia ficam cercados de amigos e comem juntos para ter o novo ano bom.

Vi em países africanos, com alta mortalidade, que a data celebra a continuidade da pessoa na Terra, e que o parabéns enfatiza os votos por ter sobrevivido mais um ano. Na conversa com seguidores de religiões pagãs, vi a convicção de que esse é o dia mais importante do ano, pois creem que nele nasce um deus. Dia 13 foi o meu dia! Sou grata a quem lembrou, me mandou mensagem, flor ou presente e agradeço a Deus pelo que vivi e aprendi. Este ano foi intenso, marcado por luta, dor, paz, vitória, perda, acerto, erro, alegria e tristeza, valeu! Me deu aprendizado, sabedoria, maturidade e me fez enxergar a vida com paciência e serenidade, vendo que tudo se renova, passa, que a lágrima seca, o sorriso ressurge e a felicidade é alimentada pela confiança.

Agradeço as bênçãos, as orações, o amor, as pessoas que andaram comigo, me cuidaram e me encorajaram a vencer medos e desafios. A comunhão com o Senhor e sua criação me fez ver um futuro lindo a minha espera, que só depende de mim para ser conquistado, com esforço e dedicação. Hoje agradeço mais do que peço. Nesta data, recordo e homenageio a vida por ter me oferecido o melhor irmão e os melhores amigos que poderia desejar. Sou feliz porque vocês existem e estão comigo. Confesso que não foram os presentes que me animaram, mas o convívio, a alegria e o amor partilhado com as melhores pessoas que conheço. Obrigada por tudo. Parabéns! Caro leitor, e você, como vê o seu aniversário?

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

OPINIÃO: Uma resposta democrática Anterior

OPINIÃO: Uma resposta democrática

OPINIÃO: A cremação do Museu Nacional Próximo

OPINIÃO: A cremação do Museu Nacional

Colunistas do Impresso