colunistas do impresso

Maravilhas de outubro

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Este é o no nosso primeiro encontro de outubro. O fim do ano está mais perto que o começo, mas ainda dá tempo de fazer muito do que não fizemos até agora, pois, como diz Machado de Assis, em cada pessoa há um adolescente, um mundo encoberto, um almirante e um sol de outubro por nascer.

Estamos em outubro vivendo o tempo especial do início da primavera. Se setembro foi de luta, outubro será de vitória. Sim! Este é o mês 10 do calendário, inicia-se com Santa Terezinha, o Dia Nacional do Idoso e o Internacional da Terceira Idade.

Depois, são tantas as comemorações que é até perigoso nomeá-las. Em tempos do politicamente correto, esquecer alguma efeméride é ferir a suscetibilidade. No entanto, prefiro arriscar e citar as que marcaram meu mundo vivido como o Dia do Anjo da Guarda (2), São Francisco e Dia Mundial dos Animais (4), do Prefeito (6), Internacional da Menina (11), o 12, da Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e concomitante, o Dia da Criança, da Descoberta da América, do Agrônomo e o Nacional do Mar. Depois vem Dia do Professor e da Normalista (15), aliás, sou normalista do Bilac.

As datas não param por aí, o dia 18 é o Dia do Médico, do Pintor, do Estivador e do Securitário, seguidos pelo do Profissional da Informática (19); Poesia (20); Internacional da Consciência Negra (22); Força Aérea Brasileira e do Aviador (23); Funcionário Público (28), terminando com o Dia Mundial das Cidades e o da Reforma Luterana.

Em outubro, ainda tem dia reservado ao: dentista, balconista, cerimonialista, trabalhador da construção civil, sapateiro, artista, Nações Unidas, radioamador, enólogo, economista doméstico, bicho preguiça, eletricista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, teatro municipal, açougueiro, compositor, nordestino, e muito mais.

Para além das comemorações, outubro nos ensina muito. Neste mês rosa, desabrocham as flores das sementes que dormiram no inverno, aguardando o tempo de brotar, agora, despertas, dialogam conosco e enfeitam a natureza.

Este mês, porta a boa-nova, apresenta a primavera. Nele, Deus deixa a natureza traduzir visivelmente o tempo das mutações. Então, vamos apreciá-lo e acolhê-lo com o espanto feliz de quem não desafia os ventos que sopram neste período. Que eles desarrumem e espalhem as folhas levantando a poeira. Aceitemos as esperas, mas coloquemos flores nas janelas, pois no senso comum: só quem vive bem o outubro merece a primavera e terá um grande verão.

Que outubro venha com bons ventos, trazendo consigo paz, harmonia, sorte, saúde, amor, nos mantenha no caminho da evolução espiritual, e não nos deixe sofrer, por favor! Só por um mês Senhor, faça tudo dar certo, depois, veremos o que fazer em novembro.

Caro leitor, depois das boas-vindas a este mês, fica a pergunta: havias pensado nas maravilhas do mês de outubro?

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comissão Parlamentar de Inquérito Anterior

Comissão Parlamentar de Inquérito

Os professores ainda são agentes  da esperança Próximo

Os professores ainda são agentes da esperança

Colunistas do Impresso