Jaqueline Silveira

Em encontro, tucanos pressionam Leite para concorrer à reeleição

18.308

A pressão para o governador Eduardo Leite concorrer à reeleição aumentou, no último sábado, no Encontro Estadual 45 Legado e Futuro, realizado em Porto Alegre, com a participação das principais lideranças tucanas gaúchas e com a presença, inclusive, do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.

Fachin diz que país tem que se vacinar contra o vírus do autoritarismo

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Ariéli Ziegler (Divulgação)

Todos os tucanos que utilizaram o microfone fizeram um apelo para governo disputar a reeleição, que ele sempre descartou até bem pouco tempo. "Eduardo Leite mais quatro anos" foi a tônica das manifestações. Um dos três prefeitos das maiores cidades - Caxias do Sul e Pelotas - do Estado governadas pelo PSDB, Jorge Pozzobom, de Santa Maria, pediu para Leite "ouvir com o coração" parte da mensagem de um jingle da sua campanha à reeleição no Coração do Rio Grande e que, segundo ele, simboliza o que o PSDB deseja: a continuidade do projeto no Estado.

- O senhor deu uma demonstração que é governador de todos e o Rio Grande do Sul, não só pelo PSDB, mas por todos os gaúchos, precisa que o senhor continue - pediu Pozzobom, que foi à Capital acompanhado de um grupo de tucanos.

- Não podemos abrir mão de ter o PSDB na cabeça da chapa ao governo do Rio Grande do Sul neste ano. Vamos quebrar dois paradigmas: reeleger o governador e vencer no primeiro turno - discursou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Viera Júnior.

A manifestação do presidente estadual do PSDB, deputado federal Lucas Redecker, seguiu no mesmo tom.

- Não podemos abrir mão do melhor quadro político do nosso Estado. Agora, vou trabalhar incansavelmente, assim como atuei nas prévias presidenciais do partido em defesa de Eduardo Leite, para que o governador seja o nosso candidato à reeleição no Estado - completou o dirigente, referindo-se à disputa para a escolha do candidato a presidente, vencida pelo governador de São Paulo, João Doria.

Eleitores com pendência têm até início de maio para regularizar situação

Já o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, foi além da reeleição, adiantando os planos do partido para Leite no futuro.

- Por sua juventude, o governador também é o político com mais perspectiva na vida pública do país. O PSDB nacional vai apoiar o governador à reeleição e preparar o caminho para futuramente ver Eduardo Leite na Presidência - avisou Araújo.


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Foto: Ariéli Ziegler (Divulgação)/

Grupo de tucanos de Santa Maria vestia camisetas com apelo ao governador Eduardo Leite pela reeleição

No encontro, os prefeitos tucanos entregaram um manifesto (foto) ao governador em defesa de sua reeleição. Depois de ouvir todos os apelos, Leite adotou um tom parecido ao que utilizou para responder um questionamento do Diário, na quinta-feira, quando esteve em Tupanciretã. Não descartou a reeleição.

- Podemos ficar horas falando sobre o que fizemos e como tudo foi feito sem brigas e com base no diálogo. Há em mim a convicção de que não podemos perder os resultados conquistados até aqui. Também tenho certeza que o futuro nos guarda algo bom, para seguir avançando. Não vou abrir mão da responsabilidade que tenho com os gaúchos no contexto político, seja como candidato, ou ajudando ao lado de quem for liderar o processo, defendendo nosso legado - afirmou ele.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Os limites do poder familiar Anterior

Os limites do poder familiar

Governo federal coloca imóveis à venda em Santa Maria Próximo

Governo federal coloca imóveis à venda em Santa Maria

Colunistas do Impresso