Jaqueline Silveira

Governo federal coloca imóveis à venda em Santa Maria

O governo federal colocou na vitrine 113 imóveis que estão situados no Rio Grande do Sul com objetivo de vendê-los. O lançamento da 5ª edição do Feirão de Imóveis SPU (Secretaria de Patrimônio da União) ocorreu na manhã de sexta-feira, em Porto Alegre. Além de propriedade da SPU, alguns imóveis pertencem ao Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS).

Na lista, há prédios e terrenos em Santa Maria e região. Do centro do Estado, o governo federal colocou à venda o antigo prédio (acima) da 4ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), localizado na Rua André Marques, no Centro, e um terreno de mais de mil metros quadrados, na Rua Sete Setembro, 911, nos arredores da Gare.

Da região, há imóveis em cidades como Cacequi, São Gabriel, São Pedro do Sul e Cruz Alta. A maioria é de terrenos. No caso de São Pedro, é um prédio (abaixo) de propriedade do INSS, localizado no centro da cidade, e que há muitos anos está abandonado. A estrutura já serviu para o principal posto de saúde do município.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Foto: Eduardo Ramos (Diário)/

Prédio da antiga Coordenadoria Regional de Saúde, no Centro, será vendido

As estruturas e áreas disponibilizadas para a venda não estão num edital de licitação. No feirão, é divulgada somente a Proposta de Aquisição de Imóveis (PAI), mecanismo que permite a qualquer pessoa ou empresa apresentar a oferta de compra de imóveis residenciais ou comerciais pertencentes à União.

Depois da proposta ser apresentada e aceita pelo governo federal, o interessado, conforme a Agência Brasil, deverá providenciar, em até 30 dias, um laudo de avaliação do imóvel, com base no qual o Ministério da Economia elaborará um edital de concorrência pública com o objetivo de verificar se há outros interessados no mesmo imóvel.

Governador não descarta a reeleição ao Piratini

O proponente original, claro, terá preferência na eventual oferta de lances e, caso não compre o bem, será ressarcido pelos gastos com a avaliação do imóvel.

Para apresentar a proposta de aquisição, o interessado que ainda não esteja cadastrado no portal gov.br deve criar sua conta digital. Após, é só acessar o portal Vendasgov, preencher o formulário e fazer a proposta.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em encontro, tucanos pressionam Leite para concorrer à reeleição Anterior

Em encontro, tucanos pressionam Leite para concorrer à reeleição

A capa da gratidão e paz Próximo

A capa da gratidão e paz

Colunistas do Impresso