colunista do impresso

E-commerce também é varejo

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Para muitas empresas, o varejo omnichannel é o próximo passo lógico para aumentar as vendas, melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar a receita. O varejo omnichannel refere-se a um método multicanal de fazer vendas.

Os varejistas devem mudar a estratégia de marca tradicional, que muitas vezes se baseia em um fluxo de comunicação unidirecional. Tem que se tornar interativo. O objetivo é ter promotores, não apenas clientes fiéis. Essencialmente, o e-commerce é a compra e venda de bens (ou serviços) na internet. Uma venda a varejo ocorre quando uma empresa vende um produto ou serviço a um consumidor individual. A transação em si pode ocorrer através de vários canais de vendas diferentes, como online, em uma loja física, por meio de vendas diretas.

O aspecto da venda que a qualifica como uma transação de varejo é que o usuário final é o comprador.

As origens do comércio eletrônico datam do final dos anos 90. Com o aumento do uso da internet, muitas empresas viram os benefícios de vender diretamente aos consumidores pela web. Os modelos de varejo online exigem a presença na web de empresas físicas e digitais. Se a empresa existir como loja física por algum tempo, sua presença online deverá reforçar sua reputação existente. Para empresas mais novas que desejam estabelecer uma participação de mercado, precisam promover e investir em maneiras inovadoras de comercializar seus produtos.

Os mundos de B2C e B2B são distintos, à medida que os varejistas se comprometem a atingir um público ou outro - cliente ou empresa. Para alguns varejistas, essa escolha é lógica e necessária. Prevê-se que mercados emergentes como Índia, China, Brasil, Rússia e África do Sul desempenhem um papel importante no futuro do comércio eletrônico. À medida que as linhas se confundem entre o ambiente físico e o digital, as compras em vários canais se destacam no caminho dos clientes. O que isso significa para o comércio eletrônico é entender como seus clientes compram, com quais canais de marketing eles se envolvem, suas motivações, e principais impulsionadores para a compra. No sentido mais simples, a compra omnichannel significa decodificar o que, onde, quando, por que e como as pessoas estão comprando os produtos que você vende em um canal específico.

Segundo uma pesquisa feita pelo Compre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou 56,8% a mais nos cinco primeiros meses de 2020 comparado ao mesmo período de 2019. Medidas de distanciamento social e fechamento de negócios afetaram significativamente os hábitos de consumo. Embora isso tenha criado um período de incerteza para muitos, o comércio eletrônico tem tendência em uma direção positiva. O comércio eletrônico é um ambiente que muda e atualiza constantemente à medida que as tecnologias melhoram, e as empresas lutam entre si para ganhar uma fatia maior do bolo. A experiência de comércio eletrônico transcenderá a tela. Além de proporcionar uma experiência em todos os tipos de tela, experiências futuras serão oferecidas por meio de novos pontos de contato, como voz, wearables e quiosques.

Se você deseja avançar no comércio eletrônico, descubra como seus clientes querem interagir com a sua marca - e crie uma experiência que permita que eles o façam. A história do comércio eletrônico começou há 30 anos e, até hoje, continua a crescer com novas tecnologias, inovações e milhares de empresas que entram no mercado online a cada ano. A história do comércio eletrônico está intimamente ligada à história da internet. As compras online só se tornaram possíveis quando a internet foi aberta ao público. A Amazon.com foi um dos primeiros sites de comércio eletrônico nos EUA a começar a vender produtos online e milhares de empresas o seguiram desde então.

Amazon e eBay são as duas empresas responsáveis por revolucionar o comércio eletrônico. A Amazon, em particular, criou um dos primeiros modelos de negócios em larga escala para o varejo online. Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, vendeu o primeiro livro da empresa em julho de 1995. A Amazon também foi capaz de criar um site de comércio eletrônico orientado para o cliente com títulos pesquisáveis, navegando por categoria e análises geradas pelos usuários.

Em suma, esteja onde o seu cliente está!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PLURAL: os textos de Juliana Petermann e Eni Celidonio Anterior

PLURAL: os textos de Juliana Petermann e Eni Celidonio

Tributo de respeito e gratidão Próximo

Tributo de respeito e gratidão

Colunistas do Impresso