colunista do impresso

E-commerce Summit 2020 - Preparando empreendedores para a cultura digital

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

"Em alguns anos, vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios". (Bill Gates)

Anualmente, nossa empresa realiza um grande evento sobre e-commerce e vendas para contribuir com pequenos empreendedores, através do conhecimento e experiência de grande profissionais. O evento acontecia presencialmente. Neste ano, devido à pandemia, o evento foi totalmente online e gratuito. Foi a maneira que encontramos de contribuir com os empreendedores. Mais de 20 palestrantes trouxeram muito conteúdo de valor, no decorrer de dois dias, e cerca de 2 mil pessoas assistiram ao evento através de várias plataformas, como: site, Youtube, Facebook. Tivemos o privilégio de ter como nossa palestrante a Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil.

Por isso, no artigo desta semana achei relevante compartilhar um pouco do que aprendemos com a Luiza.

Não existem especialistas em futuro, existem pessoas dispostas a aprender. Para entender o que está acontecendo, o desenvolvimento espiritual é essencial. Entender o presente, o período que estamos vivendo. Momento de muita reflexão. Momento de reinvenção. A inovação tem que estar dentro de você. A gente precisa aprender todos os dias, e acabar com as crenças limitantes.

É necessário buscar conhecimento para entender que o digital não é difícil. O mundo tem uma velocidade muito grande, inovação e atendimento serão cada vez mais os diferenciais para as empresas.

Um dos caminhos para alcançar um ambiente corporativo engajado e com melhor desempenho é o modelo organizacional caórdico. Gestão caórdica, mistura de ordem e caos. O modelo caórdico é uma forma de entender sistemas, seja um ser vivo, a psique humana ou uma estrutura social (empresa, comunidade ou sociedade), e também como a variação ao longo do espectro do caos e da ordem influenciam os acontecimentos e os resultados.

O caminho caórdico também representa uma inspiradora prática de liderança. O conceito foi criado por Dee Hock, fundador e primeiro CEO da Visa Internacional e foi o princípio por trás do crescimento da maior rede de cartões de crédito do mundo. Mesmo que não seja intuitivo, a mistura de caos e ordem é frequentemente descrita como uma convivência harmoniosa exibindo características de ambos os termos, sem que haja dominância de um ou de outro. A natureza é, em grande parte, organizada de tal maneira: por exemplo, o processo evolutivo pelo qual surge a especialização das espécies - há uma dose de caos e uma dose de ordem praticamente indivisíveis.

Esquecer tudo o que você sabe, e deixar o novo bater. Viva o presente e aproveite ao máximo. Seu propósito deve ser a espinha dorsal da empresa. O medo paralisa. Para enfrentar o medo, é necessária a ação.

Pensando no e-commerce, as principais dicas são: estar atento ao mercado; surpreender o cliente; encantar o cliente - faça aquilo que o cliente não esperava. A loja física não vai acabar, o modelo que vai mudar. Comprar online e pegar na loja física é um exemplo do que pode ser feito. A loja física terá mais funções. Experiência na loja, um cheiro, algo que atrai, 57% das pessoas que compram na loja física, procuraram na internet antes. É o onffline, o omnichannel, o cliente está constantemente no ambiente físico e online. É a nova normalidade, cada vez mais digital.

Para ter ótimos resultados como líder é preciso acreditar no que a pessoa tem de melhor. Lidar com pessoas não é difícil, lidar com quem não quer é difícil. Acreditar que as pessoas querem evoluir. Empresa orgânica.

Quando menciona a inteligência artificial do Maganize Luiza, Luiza explica que ela é criada a partir do que acontece com as pessoas. Não se forma uma cultura só digital. Equilíbrio entre o digital e o físico. Tem que ter calor humano. O humano tem que estar presente. Tem que ter o one to one, você falando com as pessoas. Não tem como separar a pessoa do profissional.
O otimismo cura, o pessimismo adoece. "Se você  quebra um carro e fica dentro do carro lamentando, você vai ficar esperando, e nada vai acontecer. Se você começar a empurrar o carro, alguém vai te ajudar. O otimista empurra o carro, o pessimista fica no carro". (Amyr Klink)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Not bad, just new Anterior

Not bad, just new

Engolindo sapos na quarentena Próximo

Engolindo sapos na quarentena

Colunistas do Impresso