covid-19 em São Gabriel

VÍDEO: 'A doença é ingrata e traiçoeira', diz idosa de 79 anos que recebeu alta na Santa Casa

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: reprodução

Uma cena divulgada nas redes sociais emocionou a população de São Gabriel. Após 23 dias internada com Covid-19 no Hospital Santa Casa, a aposentada Rosalina Pedron Bergamo, 79 anos, recebeu alta. Nesse período, ela passou nove dias entubada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Conforme é possível ver no vídeo publicado na página do Facebook da prefeitura municipal, a idosa não conseguiu conter as lágrimas de emoção.  


De acordo com um levantamento divulgado pelo Jornal O Globo, ainda no mês passado, 85% dos óbitos pela doença no país são de pessoas acima de 60 anos, justamente na faixa etária de Rosalina. A gabrielense, portanto, conseguiu vencer as estatísticas e se tornar um ponto fora da curva. Aliás, não só um ponto, mas uma estrela radiante, cheia de vontade de viver.

- Eu entrei na Santa Casa com falta de ar, abatida, passando muito mal mesmo. Só queria saber se estava ou não com coronavírus, não queria que me enganassem. Quando eu vi, já estava baixada - conta a idosa.

Leia outras notícias de São Gabriel

A perda da força física e do olfato foram os sintomas que mais preocuparam Rosalina. O isolamento dos familiares também foi dolorido para a aposentada.

- Ficar esse tempo todo sem falar com ninguém foi terrível. Eu não tinha força para nada. Foi bem estranho pra mim, uma mulher acostumada a lutar pela vida, trabalhar e criar os filhos - diz a moradora da Vila Maria.

Ela não sabe dizer como se contaminou. Agora, em casa desde quinta-feira, Rosalina se alegra ao dizer que, já consegue sentir "o cheiro das coisas de longe". A aposentada também promete que os cuidados com a saúde serão redobrados.

- O coronavírus estava me procurando e eu não sabia. Eu via as notícias mas pensava que nunca ia ter a Covid. Quando eu percebi, já estava entubada. A doença é ingrata, traiçoeira. Tinha dias no hospital que eu pensava que não sobreviveria. Agora, essa doença não me pega mais - completa Rosalina, que ainda tem de ficar 15 dias em isolamento domiciliar.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

São Gabriel amplia de 10 para 21 o número de leitos de UTI

Próximo

Cavalgada é transferida para 2021, e 18ª RT define alternativas para a Semana Farroupilha

são gabriel