pesquisa

Teste de vacina contra Covid-19 na UFSM chega na fase final de recrutamento

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial/Diário)

O teste clínico da vacina da Clover Biopharmaceutical chegou na fase final de recrutamento na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Inicialmente, eram previstos mil voluntários, mas, já que o estudo se aproxima da meta mundial de 24 mil, o número foi reduzido. Para chegar entre 850 e 900 participantes, são esperados cerca de 70 novas inscrições ainda.

Santa Maria recebe primeiras doses da Janssen nesta sexta-feira

A análise segue por um ano, assim como a pesquisa da vacina de Oxford/AstraZeneca. Entretanto, segundo o coordenador do estudo, chefe da Unidade de Pesquisas Clínicas do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Alexandre Schwarzbold, caso seja observada alta eficácia, a aprovação pode vir três meses depois da segunda dose.Isso seria por volta do mês de outubro. A partir daí, a vacina poderia ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e utilizada na campanha de vacinação.

- Nossa ideia é recrutar uma população que seja objeto da vacinação provavelmente só no final do ano. Jovens, que podem ser beneficiados com uma vacina que vai ser indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), através do consórcio Covax. Uma vacina já publicada em fase 2, e tudo indica que vai ser aplicada no mundo todo - argumenta Schwarzbold.

Para ser voluntário, basta preencher o formulário ou entrar em contato pelo telefone (55) 99218-9209. Entre todos os voluntários, metade vai receber o imunizante em duas doses. A outra metade recebe placebo.

Quando chega a vez de um voluntário se vacinar pela campanha, ele é informado sobre qual grupo faz parte. Caso tenha tomado placebo, o participante pode receber a vacina da Clover.

TV DIÁRIO: assista aqui à programação 24 horas por dia

A VACINA
O imunizante da Clover teve autorização para teste no Brasil em 22 de abril. A vacina é voltada para a iniciativa Covax, consórcio comandando pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com países. O Brasil já tem 42 milhões de doses pelo consórcio, e o número pode aumentar a partir da aprovação desta vacina, segundo Schwarzbold.

A vacina da Clover é feita com uma proteína que simula o funcionamento do coronavírus na infecção para criar anticorpos. Os resultados das primeiras fases são considerados satisfatórios. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 1 bilhão de pessoas sejam vacinadas com a Clover em todo o mundo. Ainda não há teste em crianças, mas a perspectiva é que ela possa ser utilizada no público infantil, já que tem reações mais brandas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria tem ação de vacinação para pessoas a partir de 41 anos no sábado

Santa Maria recebe primeiras doses da Janssen nesta sexta-feira Próximo

Santa Maria recebe primeiras doses da Janssen nesta sexta-feira

Saúde