covid-19

Prefeitura nega que doses foram aplicadas depois do vencimento em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

Uma reportagem publicada pela Folha de São Paulo apontou que cerca de 26 mil pessoas, em 1.532 municípios do país, receberam doses do imunizante fora da validade, incluindo municípios da região central do Estado. De acordo com a assessoria da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a equipe da pasta aguarda dados oficiais do Ministério da Saúde. A prefeitura de Santa Maria garante que as doses foram aplicadas dentro do prazo, assim como outros municípios brasileiros citados em levantamento, que já se posicionaram de forma semelhante, como Belém, Chapecó, Juiz de Fora e Belo Horizonte, por exemplo. A secretaria estadual de saúde do Ceará divulgou nota afirmando que as embalagens de dois lotes constam com data de vencimento errada, e que o prazo se encerraria em 31 de maio de 2022.  A Folha de São Paulo levou em consideração as datas informadas em bases de dados do Ministério da Saúde. 

"Tranquilizamos a população gaúcha e esclarecemos que caso sejam identificados doses aplicadas com qualquer insegurança em relação a sua eficácia, quer seja pelo prazo de validade ou pela conservação, há planos de contingência e segurança previstos", afirma trecho da nota divulgada pela SES.

Segundo a pasta estadual, em relação ao prazo de validade das vacinas, o tempo foi estabelecido em um momento em que não existia conhecimento científico para prazos mais longos e esses dados estão sendo constantemente atualizados, a exemplo do que aconteceu com a vacina da Janssen. Segundo relatos da Organização Mundial da Saúde, o risco se dá em relação à diminuição do efeito protetor da vacina e não ao risco de evento adverso pelo prazo de validade.

O Ministério da Saúde deve enviar informações oficiais sobre os lotes até o final do dia. 

Governo veta projeto de ensino em casa e diz que matéria é inconsticucional

NA REGIÃO
Em Santa Maria, conforme os dados da Folha, foram quatro doses do lote 4120Z005 que teriam vencido em 14 de abril e aplicadas após a data na Unidade de Saúde José Erasmo Crossetti. Na região, São Sepé, Rosário do Sul e São Pedro do Sul aplicaram três, enquanto Restinga Sêca duas doses nessas condições. Na carteirinha de vacinação, é possível conferir qual o lote da vacina que a pessoa recebeu. Até o começo da noite desta sexta-feira, as prefeituras ainda não haviam publicado posicionamento oficial sobre o caso.

A prefeitura de Santa Maria explica que recebeu o lote de vacinas citado e que todas as doses foram aplicadas antes do vencimento. Conforme a assessoria de comunicação do município, o lote 4120Z005 foi recebido por Santa Maria em 25 de janeiro de 2021 e teve a aplicação entre janeiro e março para profissionais da saúde e idosos, uma vez que a validade era de 14 de abril. O município já acionou a SES, via Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), e aguarda posicionamento.

O QUE DIZ A FIOCRUZ
Em nota, a Fundação Oswaldo Cruz garante que os lotes citados na reportagem são de vacinas importadas, mas que não entregou nenhum lote fora do prazo de validade. Veja comunicados: "Em relação à informação de que doses da vacina AstraZeneca teriam sido aplicadas fora da validade, a Fiocruz esclarece que os referidos lotes não foram produzidos pela instituição. Parte dos lotes (com numeração inicial 4120Z) é referente aos quantitativos importados prontos do Instituto Serum, da Índia, chamada de Covishield, e entregues pela Fiocruz ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) em janeiro e fevereiro deste ano. Os demais lotes apontados foram fornecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS).

Todas as doses das vacinas importadas da Índia (Covishield) foram entregues pela Fiocruz em janeiro e fevereiro dentro do prazo de validade e em concordância com o MS, de modo a viabilizar a antecipação da implementação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, diante da situação de pandemia. A Fiocruz está apoiando o PNI na busca de informações junto ao fabricante, na Índia, para subsidiar as orientações a serem dadas pelo Programa àqueles que tiverem tomado a vacina vencida". 

CONFIRA AS CIDADES
Segundo a Folha, sete municípios da região central aplicaram doses vencidas

  • Quevedos - 7 doses
  • Rosário do Sul - 3 doses
  • São Pedro do Sul - 3
  • São Sepé - 3 doses
  • Restinga Sêca - 2 doses
  • São Gabriel - 1 dose
  • Santiago - 1 dose

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: em seis meses, internações de idosos em UTI caíram 64% em Santa Maria

Caminhoneiros tomam primeira dose da vacina neste sábado em Santa Maria Próximo

Caminhoneiros tomam primeira dose da vacina neste sábado em Santa Maria

Saúde