Prefeitura inicia mutirão de combate à dengue com apoio do Exército a partir desta segunda-feira

Com informações de prefeitura de Santa Maria

Prefeitura inicia mutirão de combate à dengue com apoio do Exército a partir desta segunda-feira

Foto: Rian Lacerda (Diário)

A prefeitura de Santa Maria inicia, nesta segunda-feira (6), um mutirão de combate à dengue em diferentes bairros do município. A ação, coordenada pela Secretaria de Saúde com apoio do Exército Brasileiro, terá duração de duas semanas e busca intensificar a fiscalização e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O primeiro dia será dedicado ao treinamento dos militares que irão atuar na operação. A atividade ocorre a partir das 8h, na Vila Coronel Niederauer (Vila Militar), com orientações sobre identificação de criadouros e abordagem durante as visitas.

Na terça-feira (7), também às 8h, começam as visitas domiciliares. As equipes sairão da sede da 6ª Brigada de Infantaria Blindada e seguirão para os bairros Tancredo Neves, Pinheiro Machado, Juscelino Kubitschek, Urlândia e Chácara das Flores. Em cada região, três agentes de combate às endemias atuarão acompanhados por militares.

As ações ocorrem até o dia 17 de abril, sempre em dias úteis, das 8h ao meio-dia. Em caso de condições climáticas adversas, como chuva, neblina ou vento forte, o cronograma poderá ser ajustado.


Fiscalização e orientação à população

Durante o mutirão, as equipes irão vistoriar residências e terrenos em busca de recipientes com água parada, principal condição para a reprodução do mosquito. Locais como caixas d’água destampadas, pneus, garrafas e calhas são alguns dos pontos críticos.

Quando identificadas situações de risco à saúde pública, especialmente com ausência de colaboração do morador, poderão ser emitidas notificações e autos de infração. A ação, no entanto, também tem foco educativo.

— A dengue, dependendo do caso, pode se agravar, mas pode ser evitada se cada um fizer a sua parte, principalmente eliminando qualquer recipiente que possa acumular água parada dentro de casa ou no pátio — destaca a superintendente de Vigilância em Saúde, Cecília Pedro.

Os bairros atendidos foram definidos a partir do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que mede o nível de infestação do mosquito e identifica áreas com maior risco de transmissão.

Segundo a prefeitura, todos os profissionais estarão identificados com coletes e crachás durante as visitas.


Município segue em alerta

Apesar do baixo número de casos confirmados em 2026, o município mantém atenção constante para evitar um cenário semelhante ao de anos anteriores.

— O nosso levantamento mostra a presença do mosquito em alguns bairros, mas os números de casos seguem baixos neste início de ano. Até agora, em 2026, temos 7 casos confirmados de dengue. No mesmo período de 2025, foram 2 casos, enquanto em 2024 já tínhamos 157 casos confirmados, o que mostra como a situação pode mudar rapidamente se não houver prevenção — afirma a superintendente.

Desde o início de fevereiro, 485 quarteirões em cinco bairros já receberam pulverização contra o mosquito. O produto utilizado é um inseticida biológico, indicado para controle do vetor e considerado seguro quando aplicado conforme as orientações técnicas.


Entenda a dengue e como se prevenir

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do Aedes aegypti. Entre os principais sintomas estão febre alta, dores no corpo e nas articulações, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e, em alguns casos, manchas na pele.

A forma mais eficaz de prevenção é evitar a proliferação do mosquito, eliminando qualquer local com água parada.


Principais cuidados:

  • Manter a caixa d’água sempre fechada
  • Preencher com areia os pratos de plantas
  • Evitar acúmulo de água da chuva em recipientes
  • Manter tonéis e barris bem tampados
  • Guardar garrafas de cabeça para baixo
  • Descartar corretamente o lixo
  • Utilizar repelente
  • Aplicar inseticida em locais escuros e úmidos
  • Redobrar atenção com piscinas, especialmente as de plástico

Para denúncias de possíveis focos do mosquito, a população pode entrar em contato pelo telefone (55) 3174-1581.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Campanha busca garantir doações de sangue para criança em tratamento contra câncer em Santa Maria Anterior

Campanha busca garantir doações de sangue para criança em tratamento contra câncer em Santa Maria

Páscoa com equilíbrio: nutricionista orienta consumo de peixe e moderação no chocolate Próximo

Páscoa com equilíbrio: nutricionista orienta consumo de peixe e moderação no chocolate

Saúde