Foto: Vitória Parise (Diário)
O- e A- estão entre os tipos sanguíneos com maior demanda atualmente no Hemocentro Regional de Santa Maria.
A campanha Junho Vermelho, voltada ao incentivo à doação de sangue, reforça neste mês a necessidade de manter os estoques abastecidos para atender pacientes de Santa Maria e região. O Hemocentro Regional de Santa Maria, responsável pelo abastecimento de cerca de 15 serviços de saúde da cidade e região, tem como meta alcançar mil doações mensais, mas atualmente registra em torno de 800 doações por mês. Com a chegada do inverno e o aumento de doenças respiratórias, a instituição observa uma redução de 20% a 30% nas doações.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo Raquel Salles, médica técnica responsável do Hemocentro, junho foi escolhido nacionalmente como um período de conscientização sobre a importância da doação, em referência ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ela e a assistente social do Hemocentro, Andressa Baccin, estiveram ao vivo no programa Direto da Redação, da Rádio CDN 93.5 FM (clique aqui e veja a entrevista completa), para falar sobre a campanha e a situação dos estoques de sangue em Santa Maria e região.
– É uma época de frio, onde mudam as temperaturas e diminuem nossos doadores – explica Raquel.
Além da queda nas doações, a necessidade de reposição dos estoques é constante. Isso porque alguns hemocomponentes possuem prazo de validade reduzido. As plaquetas, por exemplo, podem ser armazenadas por apenas cinco dias.
Conforme a Andressa, o Hemocentro realiza diariamente uma análise dos estoques para identificar quais tipos sanguíneos necessitam de reposição e, a partir disso, faz a busca ativa dos doadores.
– Atualmente, o O- (doador universal) e o A- são os que a gente está mais demandando em relação aos RHs negativos – destaca Andressa.
Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas
Uma única bolsa de sangue pode ser fracionada em diferentes componentes, e pode beneficiar mais de um paciente. A partir de uma coleta de aproximadamente 400 a 450 mililitros de sangue, é possível obter hemácias, plasma fresco, plaquetas e crioprecipitado.
Segundo Raquel, cada hemocomponente possui uma aplicação específica e, em muitos casos, é decisivo para salvar vidas.
– Sem dúvida, para alguns pacientes, em especial, o hemocomponente salva a vida. Ele modifica o curso de uma doença ou de um sangramento – ressalta a médica.
Jovens têm reforçado número de doadores
Ao longo do mês, o Hemocentro promove ações de conscientização em toda a região. Entre elas, estão campanhas em escolas e atividades realizadas em parceria com redes de apoio.
De acordo com Raquel, uma das estratégias que têm apresentado resultados positivos é a aproximação com o público jovem.
– Temos observado que cada vez mais o público jovem tem comparecido. Agradecemos a todos os doadores e queremos cada vez mais nos aproximar da comunidade.
A instituição também mantém atendimento em modalidade de porta aberta, embora o agendamento seja recomendado para facilitar a organização do serviço e o gerenciamento dos estoques.
Quem pode doar
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50 kg, estejam em boas condições de saúde e apresentem documento oficial com foto. Também é recomendado estar alimentado no momento da doação.
No dia 28 de junho, um sábado, o Hemocentro estará aberto das 8h ao meio-dia para receber doadores.
Para Andressa, mais do que uma ação pontual do Junho Vermelho, a doação de sangue deve ser encarada como um exercício permanente de solidariedade e cidadania.
– Se todos nós, como cidadãos, tivéssemos esse olhar para realizar a doação quando estamos bem de saúde, conseguiríamos manter os estoques em níveis adequados. E fica o nosso agradecimento aos doadores fiéis, que são eles que nos mantêm diariamente – reforça Andressa.
Faça a sua parte
- Horário de funcionamento do Hemocentro de Santa Maria – De segunda a sexta, das 8h às 14h
- Onde – Alameda Santiago do Chile, 35, Bairro Nossa Senhora das Dores
- Agendamento – Pode ser feito pelo site da Secretaria Estadual da Saúde
- Mais informações pelos telefones (51) 3287-2549 (recepção) e (55) 98428-0011 (WhatsApp) ou pelo @hemosmrs no Instagram
Requisitos para ser doador
- Estar em boas condições de saúde
- Apresentar documento oficial de identidade com foto
- Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal
- Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas
- O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos
- Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa
- Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação
- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação
Impedimentos temporários
- Gripe ou febre
- Gestantes ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses
- Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana
- No caso de ter feito tatuagem e piercing em ambiente com antissepsia adequada, aguardar 6 meses, exceto piercing na área genital, boca e/ou língua, pois, nesse caso, é preciso aguardar 12 meses após a retirada
- Exposição à situação de risco para o HIV
- Herpes labial
Impedimentos definitivos
- Doença de Chagas
- Hepatite após os 11 anos de idade
- Ser portador dos vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B) e HTLV
- Uso de drogas injetáveis
- Outros critérios que impedem a doação serão verificados por ocasião da entrevista de triagem clínica realizada no Hemocentro