VÍDEOS: tudo o que você precisa saber para a eleição de domingo

Neste domingo, Santa Maria decide quem terá a caneta do Executivo nas mãos durante os próximos quatro anos. Jorge Pozzobom (PSDB) e Sergio Cechin (Progressistas), atuais prefeito e vice-prefeito, disputam, voto a voto, a confiança dos mais de 200 mil eleitores do município na disputa do segundo turno à prefeitura. Será o momento derradeiro de uma caminhada iniciada em 27 de setembro, com o começo da campanha eleitoral.


Ela começou pulverizada, com seis candidatos. No primeiro turno, Evandro Behr (Cidadania), Marcelo Bisogno (PDT), Jader Maretoli (Republicanos) e Luciano Guerra (PT) foram eliminados do pleito. A partir de então, com foco total nas duas chapas governistas e com apenas duas semanas de campanha, o clima passou a se acirrar. O tucano, com o lugar de fala de quem teve a caneta na mão durante o mandato, aposta na continuidade e exibe os feitos do seu governo. O progressista, até março aliado do adversário, exalta a vida pública de 40 anos e também puxa para si os méritos do último mandato do Executivo. Nas redes sociais, também um ambiente de campanha - ainda mais durante uma pandemia - eleitores, militantes e apoiadores - de ambos os lados - trocam farpas e acusações em tons, muitas vezes, nada civilizados. O mesmo foi possível observar no horários oficiais de propaganda no rádio e na TV. Os últimos dias foram de acirramento nos discursos e acusações de ambos os lados.

A briga é voto a voto. Ambos os candidatos sabem quanto cada "Confirma" na urna é importante. Em 2016, a chapa formada pelos dois venceu o petista Valdeci Oliveira por apenas 226 votos, uma diferença de 0,16%, a mais apertada do segundo turno em todo o país. No 1º turno, Cechin ficou à frente: alcançou 35.218 votos. Já Pozzobom, 33.080. Apenas as abstenções somaram quase 60 mil pessoas. Por isso, nada está decidido.

Neste cenário, o mais importante segue sendo o eleitor. É ele quem vai, no fim, com o poder conferido pela democracia, decidir o vencedor. Portanto, é importante estar por dentro de todas as informações necessárias para cumprir o papel como cidadão. Confira abaixo as respostas para as principais dúvidas que surgem durante o período eleitoral.

w Pelo "Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp", uma ferramenta virtual disponibilizada pela Justiça Eleitoral. Para usar, é simples: adicione o telefone (61) 9637-1078 à sua lista de contatos e envie uma mensagem, ou através do link wa.me/556196371078. O assistente traz diversos assuntos de interesse do eleitor, que vão desde informações sobre dia, horário e local de votação até dicas para mesários. Respostas às perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral também integram as funcionalidades disponibilizadas no bot.
Ainda tenho dúvidas, o que faço?

w O TSE disponibiliza dois aplicativos para acompanhar a apuração. Um deles é o Resultados, onde é possível ter atualizações em tempo real dos votos apurados. O outro é o Boletim na Mão, que disponibiliza uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais. Ambos os aplicativos são gratuitos e podem ser instalados em dispositivos m%C

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cechin e Pozzobom participam de embate antes da votação

Propaganda eleitoral no rádio e TV só pode ser feita até esta sexta Próximo

Propaganda eleitoral no rádio e TV só pode ser feita até esta sexta

Política