legislativo em jogo

Vereadores da oposição firmam acordo para comandar a Câmara

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: divulgação
Grupo da oposição se reuniu para fotografia, após a diplomação, na tarde desta quinta-feira

Uma das chapas para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de 2021 já está definida. Na tarde desta quinta-feira, 11 vereadores eleitos em 2020 assinaram o Pacto por Santa Maria, documento no qual anunciam que serão uma "oposição consciente" ao governo do prefeito reeleito, Jorge Pozzobom (PSDB), pelos próximos quatro anos. O documento foi assinado por parlamentares do PP, MDB, PSB, PDT e PSL. 

Governo prevê R$ 20 bilhões para compra de seringas e agulhas para vacinas da Covid-19

Dentre os vereadores, sairá a nominata que vai compor a chapa para comandar a Câmara. No momento, há um acordo prévio para que os nomes que concorrerão à presidência da Casa sejam João Ricardo Vargas (PP), no primeiro ano, Paulo Ricardo (PSB), no segundo, Tubias Calil (MDB), no terceiro, e Tony Oliveira (PSL) ou Danclar Rossato (PSB), no quarto. 

A eleição para a Mesa Diretora envolve, além do cargo de presidente, os postos de 1º e 2º vice-presidentes e 1º e 2º secretários. Os nomes para os outros cargos devem ser definidos nos próximos dias. A votação ocorrerá em 1º de janeiro, na primeira sessão do ano. 

VEREADORES QUE ASSINARAM O DOCUMENTO E SE DECLARARAM, OFICIALMENTE, OPOSIÇÃO

  • Adelar Vargas (MDB)
  • Anita Costa Beber (PP)
  • João Ricardo Vargas (PP)
  • Paulo Ricardo (PSB)
  • Tony Oliveira (PSL)
  • Pacheco (PP)
  • Luci Tia da Moto (PDT)
  • Danclar Rossato (PSB)
  • Tubias Calil (MDB)
  • Roberta Leitão (PP)
  • Rudys (MDB)

A SITUAÇÃO E A "OUTRA" OPOSIÇÃO

Agora, já é possível saber, de forma clara, que Pozzobom não terá maioria no Legislativo. Além disso, o prefeito poderá enfrentar uma oposição dupla, já que, outro grupo, de quatro vereadores, três do PT, Ricardo Blattes, Valdir Oliveira, Marina Callegaro, e um do PCdoB, Werner Rempel, também já anunciou que não ficará na base governista. Eles também deverão liderar uma outra chapa para concorrer à Mesa, porque não compactuam com as ideias defendidas pela oposição de PP e companhia, ligadas a um pensamento mais conservador.  

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: divulgação
Bancada do PSDB, que ficará na base governista, também posou para foto, ao lado do prefeito Pozzobom (ao centro) e o vice eleito, Rodrigo Decimo (quarto, a partir da esq.)

A bancada de situação se desenha com os três vereadores do PSDB, Admar Pozzobom, Givago Ribeiro e Juliano Soares, um do DEM, Manoel Badke, e dois do Republicanos, Alexandre Vargas e Getúlio de Vargas. 

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: posse do prefeito, vice e vereadores será em 1º de janeiro

Próximo

VÍDEO: UFSM faz levantamento de freezers para armazenamento de vacinas

Política