Eleições 2024: Diário promove primeiro debate entre os 7 candidatos à prefeitura de Santa Maria

Claudiane Veber e Jaqueline Silveira

Eleições 2024: Diário promove primeiro debate entre os 7 candidatos à prefeitura de Santa Maria

Foto: Beto Albert (Diário)



A largada da campanha eleitoral para as eleições 2024 será marcada, nesta sexta-feira (16) pelo primeiro debate entre os sete candidatos à prefeitura de Santa Maria. Promovido pelo Grupo Diário, a iniciativa reunirá, às 19h, Alidio da Luz (PSol), Giuseppe Riesgo (Novo), Moacir Alves (PRD), Paulo Burmann (PDT), Roberta Leitão (PL), Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT). O embate ocorre no auditório da sede do Diário, no Bairro Camobi. Será a primeira oportunidade em que os candidatos ficarão frente a frente e poderão apresentar suas propostas para governar a cidade. Um momento também para apontar as estratégias que vão adotar ao longo da campanha. E será, ainda, o primeiro contato com a grande parcela dos mais de 209 mil eleitores aptos a votar em outubro.


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

 
O debate será dividido em cinco blocos (confira abaixo). Em três deles, os concorrentes poderão fazer questionamentos entre si. Para dois blocos, os assuntos foram previamente definidos pela produção com as coordenações de campanha e, no outro, o tema é livre. Haverá também três momentos em que a produção fará a mesma pergunta para todos os candidatos. Sempre temáticas diferentes, para que todos respondam. Além disso, haverá um bloco de abertura com as considerações iniciais e um de encerramento, com considerações finais.

 
Com previsão de duração de duas horas e quarenta e cinco minutos, o debate será transmitido ao vivo pela TV Diário, nos canais 26 e 526 da Claro/Net, pela Rádio CDN (93.5 FM) e pelo YouTube do Diário (youtube.com/diariosm). A mediação será da jornalista Kellen Caldas, apresentadora do Jornal do Diário (JD).

 
Uma comissão julgadora ficará encarregada de analisar os pedidos de resposta, caso ocorram situações de ofensas pessoal e moral contra algum dos candidatos. Ela é composta pela presidente da Subseção da OAB de Santa Maria, Juliane Korb, pela advogada do Espaço Contábil, Simone Zanon, e pela diretora de Jornalismo do Grupo Diário, Fabiana Sparremberger.

Análise
Após o término do primeiro debate entre os prefeituráveis, os concorrentes ao Executivo farão, ainda, a avaliação sobre sua participação. E, na sequência, haverá uma programação especial com uma análise de comentaristas do Grupo Diário e de convidados na CDN, TV Diário e no YouTube.

 
A diretora de Jornalismo do Grupo Diário, Fabiana Sparremberger, destaca a relevância de promover um debate já no primeiro dia de campanha para oportunizar que os eleitores conheçam os candidatos e possam, desde já, avaliar as propostas para governar a cidade:

 
– A missão empresarial do Diário é contribuir de forma significativa com o desenvolvimento de Santa Maria. Ao reunir os candidatos já na largada da campanha, estamos prestando um serviço fundamental à democracia e auxiliando na promoção de uma escolha consciente e comprometida com a cidade.

 
Promovido pelo Grupo Diário, o primeiro debate eleitoral 2024 conta com a parceria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers); da Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria (Unism); do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm); de Beltrame Materiais de Construção; da Pampeiro Caminhões e Ônibus e do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria (Sinduscon).

Detalhes do debate

  • O debate ocorrerá hoje na sede do Grupo Diário e será transmitido pela TV Diário, nos canais 26 e 526 da Claro/Net, pela Rádio CDN (93.5 FM) e pelo YouTube (youtube.com/diariosm)
  • O embate se inicia às 19h e tem duração estimada de 2h45min, garantindo tempos iguais para todos os candidatos
  • O debate será dividido em cinco blocos com tempos variáveis em cada um
  • Uma comissão julgadora analisará os possíveis pedidos de direito de resposta, caso algum candidato se sentir atingido em sua honra


Formato

1° Bloco

- Considerações iniciais: cada candidato terá o tempo de 2 minutos, e a ordem de fala será definida por sorteio

2° Bloco
- 1ª pergunta da produção: todos os candidatos respondem o mesmo questionamento com o tempo de 1 minuto
- O bloco segue com uma rodada de perguntas entre os prefeituráveis, com temas definidos pela produção. O sorteio determinará o tema e o candidato que inicia perguntando – este, escolherá quem responde

3° Bloco
- 2ª pergunta da produção: todos os candidatos respondem o mesmo questionamento com o tempo de 1 minuto
- Bloco segue também com uma rodada de perguntas e respostas entre os postulantes, porém com tema livre, definido pelo candidato. A ordem de quem inicia perguntando será estabelecida por sorteio. O candidato sorteado escolhe novamente quem responderá

4° Bloco
- 3ª pergunta da produção: todos os candidatos respondem o mesmo questionamento com o tempo de 1 minuto
- Mais uma rodada de perguntas e respostas entre os candidatos, e voltam os temas previamente estabelecidos pela produção. Será realizado novamente o sorteio de quem começa perguntando – este, escolherá quem responde

5° Bloco
- Considerações finais: cada candidato terá o tempo de 1 minuto e 30 segundos, e a ordem de fala será definida por sorteio


Leia mais

Eleições 2024: em Santa Maria mais de 32 mil eleitores não são obrigados a votar  

Eleições 2024: campanha eleitoral começa na sexta e terá novidades

Eleições 2024: representatividade para tempo na propaganda e participação em debates


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eleições 2024: sete candidatos disputam o comando de Santa Maria; conheça as trajetórias dos concorrentes ao Executivo Anterior

Eleições 2024: sete candidatos disputam o comando de Santa Maria; conheça as trajetórias dos concorrentes ao Executivo

STF julga validade de regras para investigação de acidentes aéreos Próximo

STF julga validade de regras para investigação de acidentes aéreos

Política