Eleições 2024: Regiões Oeste e Centro-Oeste reivindicam melhorias na segurança, transporte e atendimento pediátrico

Caroline Souza e Tayline Manganeli

Santa Vani Machado Pereira, 66, mora há 30 anos na Avenida Paulo Lauda, no Bairro Tancredo Neves, região oeste de Santa Maria, e é capaz de passar horas listando as vantagens do local onde passou metade de sua vida e também mantém seu estabelecimento comercial.

– É um lugar muito bom, aconchegante, temos tudo no bairro. Para mim, é excelente – relata.


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


O sentimento de pertencimento pelo reduto onde mora faz com que Santa Vani deseje que o território esteja sempre em evolução e, assim, permaneça um bom lugar para se viver. No momento, ela considera que a principal demanda da comunidade do bairro é pelo reforço de segurança nas proximidades do Complexo Esportivo Oreco, para trazer maior proteção a comerciantes e pessoas que transitam pelo local, principalmente à noite.

Complexo Esportivo Oreco, na Av. Paulo Lauda. Beto Albert


Quais as demandas da sua comunidade?

A campanha eleitoral – em andamento desde 16 de agosto – é o momento para que eleitores avaliem as propostas apresentadas pelos candidatos que desejam governar a cidade pelos próximos quatro anos. O Grupo Diário inicia, nesta sexta-feira (23), uma série de reportagens em  diferentes regiões de Santa Maria para ouvir a população de cada localidade e, ao mesmo tempo,levantar as propostas dos postulantes  ao Executivo para as respectivas comunidades.

Uma das primeiras regiões apresentadas,a Zona Oeste é constituída por oito bairros: Agro-Industrial;Boi Morto;Juscelino Kubistchek; Nova Santa Marta; Pinheiro Machado;Renascença; São João e Tancredo Neves. A outra região é a Centro-Oeste, da qual fazem parte cinco bairros: Duque de Caxias; Noal; Passo d'Areia;Patronato e Uglione.


Regiões Oeste e Centro-Oeste de Santa Maria.IBGE/Arte Diário


Segurança, saúde e mobilidade: conheça as necessidades das regiões

Nesta semana, o Diário percorreu as principais ruas das regiões Oeste e Centro-Oeste. E os moradores demonstraram orgulho em pertencer àquele reduto. Por esse motivo, reivindicam melhorias constantes para as localidades que escolheram para viver e até trabalhar. 

É o caso do militar aposentado Alício da Silva, 86 anos, que vive há apenas dois anos e meio no Bairro Tancredo Neves, mas já tem identificação com o local.

– É um bairro que tem praticamente tudo. Tem banco, posto de saúde e vários mercados. Tem, inclusive, várias entidades sociais. Na minha opinião, há muitos requisitos bons para a coletividade. A vizinhança é muito boa – conta ele.

Alício da Silva, 86, militar aposentado mora no Bairro Tancredo Neves.Beto Albert

No entanto, assim com a outra moradora do mesmo bairro, Santa Vani, o aposentado avalia que o bairro tem pontos a serem melhorados. Na visão dele, a necessidade mais urgente é da presença de médicos pediatras na Unidade Básica de Saúde Ruben Noal, que atende a comunidade do local.

Em outro outro localidade da mesma Região Oeste, ao percorrer as ruas do Bairro Nova Santa Marta, a reportagem encontrou Tatiane Silva, 42 anos, servente de limpeza. Ela aguardava o transporte coletivo em uma parada de ônibus. Questionada sobre demandas do local, ela apontou, justamente, para a necessidade de atenção a esse serviço no bairro.

– Para quem trabalha, essa função dos ônibus incomoda. Principalmente, no sábado, os horários disponíveis são só de hora em hora – relata ela.

Como a série abordou as regiões Oeste e Centro-oeste, a reportagem solicitou aos sete candidatos à prefeitura de Santa Maria as propostas previstas para essas duas zonas da cidade. O espaço foi delimitado com, no máximo, 650 caracteres.


Confira abaixo as propostas de cada candidato em ordem alfabética:

  • Alidio da Luz (PSol)
    "Exemplos de luta e a necessidade de investimento em moradia.
    Essas regiões representam a coragem do nosso povo, expressada nas lutas dos seus moradores e a necessidade de políticas públicas. Para citar apenas dois exemplos, podemos lembrar a história do Bairro Nova Santa Marta, fruto da ocupação da Fazenda Santa Marta, e a Cohab que deu origem ao Bairro Tancredo Neves. As mesmas demandas por moradia continuam presentes nos dias de hoje. Por isso, iremos construir junto aos movimentos sociais um fórum permanente para criar políticas públicas para a utilização social dos imóveis ociosos de Santa Maria."
  • Giuseppe Riesgo (Novo)
    "Nossas principais propostas para a região envolvem as áreas da mobilidade, saúde e zeladoria urbana, focado na qualidade de vida dos moradores. Na saúde, implementaremos o sistema unificado de filas, que facilitará o agendamento de consultas e exames dentro do sistema público. Melhoraremos nossas paradas de ônibus, que contarão com abrigo para chuva e vento, iluminação própria e integração com as forças de segurança pública. Também teremos um cuidado especial com as praças e espaços públicos da região, que demandam atenção, proporcionando áreas de lazer equipadas com iluminação, água, bancos e quadras esportivas."
  • Moacir Alves (PRD)
    "Nosso plano de governo expandirá a presença de equipamentos públicos em todos os bairros de Santa Maria, oferecendo um atendimento mais eficiente. Na região Oeste e Centro-Oeste, reestruturaremos os equipamentos existentes, pavimentaremos vias e atualizaremos calçadas para melhorar a acessibilidade. Daremos atenção ao Distrito Industrial para atrair novas indústrias e gerar empregos. O Jockey Clube será revitalizado como um grande centro de eventos. Na Santa Marta e Nova Santa Marta, ampliaremos o horário dos postos de saúde e fortaleceremos a Unidade de Saúde Ruben Noal com atendimento 24 horas."
  • Paulo Burmann (PDT)
    "Faremos a Santa Maria metrópole melhor do que tem sido.Vamos descentralizar a gestão, hoje voltada ao Centro, para bairros e distritos, aproximando e integrando a comunidade aos serviços essenciais e lazer. Novos olhares e oportunidades para as pessoas e a economia, hoje tratadas de forma desigual, com paliativos e remendos. Foco no serviço, educação, infraestrutura, segurança e saúde. É hora de acabar com o isolamento do Distrito Industrial, residenciais, área abandonada do Jockey, Hospital Regional, Apae, Aterro Sanitário... Velhos modelos levam a velhos resultados! Novas soluções agora! Mudar o presente, construir o futuro!"
  • Roberta Leitão (PL) 
    "O plano de governo da candidata Roberta Leitão, da coligação “Amor e Fé por Santa Maria” (PL-Podemos), irá priorizar o atendimento direto ao cidadão que vive e constrói sua vida nos bairros.
    Saúde, educação e infraestrutura são as prioridades. Vamos implementar uma gestão participativa, descentralizada e local, para atender aqueles que mais sentem os problemas. Iremos dar atenção especial às unidades básicas de saúde, principalmente na atenção aos trabalhadores. Teremos como foco na Região Oeste o programa de referência em segurança nos bairros, com forte presença das forças de segurança, garantindo que toda população seja cuidada de verdade."
  • Rodrigo Decimo (PSDB)
    "A Região Oeste terá atenção especial na gestão Rodrigo e professora Lúcia. As diretrizes do plano de governo estabelecem ações em todos bairros, como: estender horários de funcionamento de creches e criar o terceiro turno em Unidades de Saúde e a patrulha da zeladoria. E faremos mais: finalização do processo de regularização fundiária; conclusão da obra da Emei Residencial Lopes; revitalização da área externa do Ginásio Oreco; fortalecimento das atividades ESF Alto da Boa Vista; avanço da coleta seletiva e ações do Descarte Legal; reestruturação do PA do Patronato para virar UPA Municipal 24h; ampliação da oferta ações culturais na Praça CEU”
  • Valdeci Oliveira (PT)
    "Nosso plano de governo participativo focou nas necessidades das regiões de Santa Maria. Na saúde, vamos investir na infraestrutura das UBSs, em equipes da ESF, contratar profissionais e lutar pela abertura total do Hospital Regional. E contra a insegurança alimentar, iremos fortalecer as cozinhas comunitárias e a agricultura familiar. Vamos revitalizar ruas, melhorar a iluminação, fortalecer o CEU Nova Santa Marta e criar novos, em parceria com o governo federal. Também ampliaremos as políticas de apoio ao Distrito Industrial, de infraestrutura nas áreas mais vulneráveis e com alagamentos e discutiremos o futuro do Parque do Jockey Club."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eleições 2024: candidaturas com identidade religiosa crescem cerca de 225% Anterior

Eleições 2024: candidaturas com identidade religiosa crescem cerca de 225%

Eleições 2024: TSE disponibiliza ferramenta online para simular votação Próximo

Eleições 2024: TSE disponibiliza ferramenta online para simular votação

Política