Foto: Beto Albert (Diário)
O primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Santa Maria, promovido pelo Grupo Diário nesta sexta-feira (16), marcou a largada para a campanha eleitoral das eleições 2024. O encontro reuniu os sete postulantes ao cargo: Alidio da Luz (PSol), Giuseppe Riesgo (Novo), Moacir Alves (PRD), Paulo Burmann (PDT), Roberta Leitão (PL), Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT). A mediação foi da jornalista Kellen Caldas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O debate foi realizado na sede do Grupo Diário, no Bairro Camobi, e durou aproximadamente 2h45min. Em cinco blocos, os candidatos responderam a perguntas formuladas pelos adversários e pela produção do programa. Temas como saúde, educação, eventos meteorológicos, mobilidade urbana e segurança pública foram alguns dos assuntos abordados.
Convidados puderam assistir ao debate em um telão do lado de fora do auditório onde ocorreu o debate.
Nos questionamentos elaborados pela produção, os destaques foram para assuntos relacionados a propostas para saúde mental pós-pandemia, segurança pública diante do aumento de crimes na cidade e enfrentamento às mudanças climáticas. Já nas perguntas entre os adversários, os temas mais debatidos foram a necessidade de políticas públicas para saúde e educação.
Outros destaques
O momento foi a primeira oportunidade para que os postulantes ao cargo de prefeito pudessem conhecer as propostas e estratégias dos adversários. O início da dinâmica foi marcado por um tom amistoso entre os candidatos, após, as ideias foram aprofundadas, especialmente no espaço de tema livre, em que cada um teve a oportunidade de escolher um adversário para responder uma pergunta.
Em determinados momentos do embate, o candidato Alidio da Luz (PSol) confrontou a candidata Roberta Leitão (PL). Apesar disso, o debate seguiu de forma propositiva.
Outro destaque da noite ficou por conta da participação especial do "cãolaborador" do Grupo Diário, o Feijão, que ilustrou uma das perguntas da produção relacionada às propostas para a área da causa animal em Santa Maria.
A seguir, confira como foi o debate bloco a bloco.
Bloco a bloco
1° bloco
Considerações iniciais: cada candidato teve o tempo de dois minutos, em ordem de fala definida por sorteio.
2° bloco
Primeira pergunta da produção: no tempo de um minuto, todos os candidatos responderam ao mesmo questionamento: Desde a pandemia, a população tem sido impactada em sua saúde mental. Qual sua proposta para atender a demanda na área?
O bloco seguiu com uma rodada de perguntas entre os prefeituráveis, com temas definidos pela produção. O momento contou com pergunta, resposta, réplica e tréplica. Um sorteio determinou o tema e o candidato que iniciaria perguntando – este escolheu quem responderia.
Valdeci Oliveira perguntou para Paulo Burmann; o tema foi saúde. Ele questionou sobre a proposta do candidato para o Hospital Regional de Santa Maria. Assuntos como superlotação do Hospital Universitário e investimento na saúde apareceram no debate.
Paulo Burmann perguntou para Rodrigo Decimo; o tema foi infraestrutura. Ele questionou sobre os problemas existentes em relação a buracos e pavimentação de ruas da cidade e estradas do interior. Assuntos como necessidade de subprefeituras e perimetrais foram discutidos pelos candidatos.
Rodrigo Decimo perguntou para Giuseppe Riesgo; o tema foi finanças públicas. Ele questionou sobre planos para não atrasar salários de servidores públicos. Tópicos como aumento de impostos, estratégias para arrecadação e o Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos apareceram no debate.
Giuseppe Riesgo perguntou para Alidio da Luz; o tema foi eventos meteorológicos. Ele questionou sobre a proposta para estratégias de resiliência climática. Falta de estrutura da Defesa Civil e remoção das pessoas que vivem em áreas de risco foram alguns dos pontos abordados.
Alidio da Luz perguntou para Roberta Leitão; o tema foi educação. Ele questionou qual sua proposta para a educação. Temas como baixos índices educacionais, filas para matrícula e valorização dos professores foram debatidos.
Roberta Leitão perguntou para Moacir Alves; o tema foi sistema viário. Ela questionou qual a proposta para melhorar a questão viária na cidade. Assuntos como acessibilidade e terminais de ônibus foram discutidos.
Moacir Alves perguntou para Valdeci Oliveira; o tema foi desenvolvimento econômico. Ele não concluiu a pergunta no tempo proposto. Novo aeroporto, Tecnoparque e geração de renda e emprego foram pontos debatidos.
3° bloco
Segunda pergunta da produção: no tempo de um minuto, todos os candidatos responderam ao mesmo questionamento: Segundo a Constituição Federal, segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Diante do recorde de homicídios registrados no primeiro semestre de 2024, com 44 mortes, qual sua proposta para reforçar a segurança em Santa Maria?
O bloco seguiu com uma rodada de perguntas entre os prefeituráveis, desta vez, com tema livre definido pelo candidato. Um sorteio determinou a ordem de quem iniciaria perguntando – este escolheu quem responderia.
- Alidio da Luz escolheu Roberta Leitão; ele questionou a adversária sobre postura negacionista durante a pandemia.
- Roberta Leitão escolheu Rodrigo Decimo; ela questionou o adversário sobre filas de atendimento em unidades de saúde do município.
- Rodrigo Decimo escolheu Valdeci Oliveira; ele questionou o adversário sobre a relação do Governo Federal com o município caso Valdeci não seja eleito.
- Valdeci Oliveira escolheu Moacir Alves; ele questionou o adversário sobre qual a avaliação das políticas de saúde implementadas durante seu governo no município.
- Moacir Alves escolheu Paulo Burmann; ele questionou o adversário sobre propostas para educação.
- Paulo Burmann escolheu Giuseppe Riesgo; ele questionou o candidato sobre propostas para esporte e educação.
- Giuseppe Riesgo escolheu Alidio da Luz; ele questionou propostas para resolver filas de atendimento em unidades de saúde.
4° bloco
Terceira pergunta da produção: no tempo de um minuto, todos os candidatos responderam ao mesmo questionamento: Qual sua proposta para prevenir e amenizar os impactos de eventos meteorológicos em Santa Maria?
Mais uma rodada de perguntas e respostas entre os candidatos com temas previamente estabelecidos pela produção. Um sorteio definiu quem iniciaria perguntando – este escolheu quem responderia.
- Moacir Alves escolheu Rodrigo Decimo; o tema foi políticas sociais. Ele questionou sobre as propostas para a área. Assuntos como moradia, combate a fome e espaços culturais foram debatidos.
- Rodrigo Decimo escolheu Paulo Burmann; o tema foi causa animal. Ele perguntou sobre qual a avaliação do adversário sobre as ações do governo atual na área da causa animal. Tópicos como abandono e parceria com Ong’s surgiram neste momento.
- Paulo Burmann escolheu Valdeci Oliveira; o tema foi educação. Ele questionou sobre as escolas em tempo integral. Pontos como turno inverso e ampliação das escolas foram discutidos.
- Valdeci Oliveira escolheu Alidio da Luz; o tema foi saúde. Ele questionou sobre falta de acesso ao atendimento em saúde na cidade. Temas como ampliação de equipes, filas e horários estendidos em unidades foram discutidos.
- Alidio da Luz escolheu Giuseppe Riesgo; o tema foi sistema viário. Ele questionou sobre propostas para resolver problemas crônicos nesta área na cidade. Assuntos como estradas do interior e tarifa do transporte público estiveram na pauta.
- Giuseppe Riesgo perguntou para Roberta Leitão; o tema foi finanças públicas. Ele questionou sobre a visão da adversária sobre as finanças do município atualmente. Redução de gastos e investimentos eficientes foram debatidos.
- Roberta Leitão perguntou para Moacir Alves; o tema foi infraestrutura. Ela questionou sobre as propostas do candidato na área. Temas como criação de secretarias e condições de calçadas foram alguns dos pontos discutidos.
5° bloco
Considerações finais: cada candidato teve o tempo de um minuto e meio, em ordem de fala definida por sorteio.
Confira o debate na íntegra
Leia também