Do planejamento à execução: qual a função de um prefeito?

Caroline Souza e Tayline Manganeli

Do planejamento à execução: qual a função de um prefeito?

Foto: Beto Albert (Diário)

A sexta-feira (16) marcou o início do período de campanha eleitoral para o pleito municipal de 2024. É o momento para o eleitor avaliar as ideias e propostas dos candidatos à prefeitura e à Câmara de Vereadores. A data também marcou o primeiro debate dos sete concorrentes ao Executivo de Santa Maria, promovido pelo Grupo Diário. Na oportunidade, os prefeituráveis – Alidio da Luz (PSol), Giuseppe Riesgo (Novo), Moacir Alves (PRD), Paulo Burmann (PDT), Roberta Leitão (PL), Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) – apresentaram as primeiras propostas, além de estratégias de campanhas.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A eleição municipal é considerada uma das mais importantes pelo impacto direto na vida da população. Por isso, é relevante o eleitor conhecer melhor quais são as responsabilidades e competências de cada um dos cargos em jogo no pleito de outubro e, principalmente, o que pode ou não ser prometido pelos candidatos, como, por exemplo, a função do prefeito.

Atualmente, no Brasil, que é uma República Federativa presidencialista, o prefeito é eleito pelo sistema majoritário. Ou seja, vence aquele que receber mais votos. Em cidades como Santa Maria, onde há mais de 200 mil eleitores, existe a possibilidade de ocorrer segundo turno, caso nenhum dos candidatos a prefeito obtenha mais da metade dos votos válidos (50%+1).

Em meio ao cotidiano dos municípios, é comum que o cidadão identifique demandas que necessitam ação por parte dos órgãos públicos. Mas você sabe o que realmente é competência de um prefeito? E, consequentemente, o que ele pode prometer à comunidade durante sua campanha? A reportagem do Diário te explica.

Foto: Beto Albert (Diário)

Demandas do cotidiano da cidade

Na manhã da última segunda-feira, Maida Ivone do Nascimento, 64 anos, procurou a Policlínica José Erasmo Crossetti, na região central de Santa Maria, em busca de atendimento odontológico, oferecido gratuitamente à população. Ao Diário, a aposentada relatou recorrer frequentemente à unidade por necessidade de atendimento. Para ela, ter acesso aos serviços ofertados de graça, é fundamental.

– Se tem na rede pública, eu aproveito. Não só pelo fato de eu não ter condições para bancar particular, mas é nosso direito, temos que aproveitar. As pessoas, às vezes, até desconhecem dos serviços oferecidos. Acho que os serviços vêm para ajudar a população – afirma ela.

Assim como dona Maida, milhares de santa-marienses necessitam e utilizam esse tipo de serviço essencial. O acesso à saúde básica é um exemplo de direito que deve ser garantido pelo Executivo de um município, ou seja, é de responsabilidade da gestão municipal. Isso porque o prefeito tem como função zelar pelo bem-estar social e interesses dos cidadãos.

Coordenador de Assessoramento Eleitoral (CAE) do Ministério Público estadual, o promotor Rodrigo López Zilio ressalta que, além da atenção à saúde, também está entre suas atribuições a elaboração de políticas públicas para educação, habitação, mobilidade urbana, entre outras áreas, que impactam a vida diária da população. Como representante do Executivo, é o prefeito quem está à frente da administração da cidade, desde o planejamento até a concretização de melhorias.

Foto: Beto Albert (Diário)

Despesas

O mandato do prefeito tem duração de quatro anos. Nesse período, ele deve, entre outras funções, controlar os gastos financeiros e aplicar os recursos da melhor forma possível.
Além disso, cabe ao chefe do Executivo transformar propostas aprovadas pelo Legislativo em leis, ou então vetá-las, além de apresentar os próprios projetos, como o orçamento municipal de cada ano com previsão de arrecadação, despesas e o planejamento da aplicação dos recursos em melhorias para a população. Muitas de suas decisões, portanto, precisam do aval da Câmara de Vereadores.

Promessas

Cientista político e diretor do Movimento Voto Consciente, Bruno Silva explica que um prefeito não pode prometer grandes obras, por exemplo, de infraestrutura que vão extrapolar a capacidade orçamentária do município. Segundo ele, há ações que precisam ser articuladas em parceria com os governos estadual e federal. Por isso, a prefeitura não age sozinha. 

Já no caso da educação, conforme a Constituição Federal, o município é o responsável pela Educação Infantil e o Ensino Fundamental, enquanto o Ensino Médio é de competência do Estado. Já a União cuida da administração das universidades federais. Contudo, para a oferta plena da educação, é preciso que os três entes atuem em sintonia. 

O promotor dá dicas aos eleitores para avaliar os planos de governo dos postulantes ao Executivo. Antes da votação de outubro, é possível verificar a veracidade das propostas apresentadas. Para candidatos à reeleição, por exemplo, o cidadão pode acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – plataforma Divulgação de Candidaturas e Contas eleitorais – para buscar as metas propostas nas eleições de 2020 com o objetivo de comparar com o que foi realizado. 

– Esse acompanhamento, qualquer eleitor pode fazer, para ver se o candidato realmente cumpriu o que disse, verificar a confiabilidade das promessas de campanhas – afirma o promotor.

O representante do Ministério Público Eleitoral defende, ainda, que o eleitor deva sair da sua zona de conforto e checar as propostas que chegam por meio da campanha eleitoral.

– É um trabalho de vigilância do eleitor. Se ele não tiver atitude ativa, for passivo, só receber, ele vai receber só o que os candidatos querem falar. Essa medida torna ele (o eleitor) um participante ativo, para não se deixar levar por propagandas direcionadas – conclui Zilio.

Confira as competências gerais do prefeito de um município 

  • Garantir o funcionamento de serviços básicos, como o transporte público
  • Pavimentar ruas
  • Preservar e construir espaços públicos, como praças e parques
  • Elaborar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que apresenta a programação das despesas do governo, bem como a previsão das receitas para custear esses gastos
  • Arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma
  • Apresentar projetos de lei à Câmara municipal, além de assinar a transformação de projetos em legislações ou vetá-los
  • Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com o propósito de beneficiar a população local

Dicas sobre propostas

  • Pesquise os históricos profissional e político dos candidatos
  • Selecione fontes de informação confiáveis
  • Verifique o que as candidatas e os candidatos propõem e busque afinidade de pensamento
  • Entenda as atribuições de cada cargo
  • Acompanhe a arrecadação e os gastos de campanha das candidaturas
  • Fique atento às propagandas eleitorais

Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Candidatos à prefeitura de Santa Maria avaliam participação no primeiro debate eleitoral Anterior

Candidatos à prefeitura de Santa Maria avaliam participação no primeiro debate eleitoral

Políticas para saúde, educação e segurança pública: confira os destaques do primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Santa Maria Próximo

Políticas para saúde, educação e segurança pública: confira os destaques do primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Santa Maria

Política