Eleições 2024: Justiça Eleitoral alerta que não cobra prestação de serviços ao eleitor

Eleições 2024: Justiça Eleitoral alerta que não cobra prestação de serviços ao eleitor

Foto: Beto Albert (Diário)



O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), faz um alerta aos eleitores em relação a sites privados que estariam oferecendo e cobrando por serviços, como a regularização do título de eleitor. A instituição explica que não há cobrança de qualquer taxa ou valor para a prestação de serviços relacionados ao título de eleitor, como emissão e regularização, alteração de dados no cadastro eleitoral, cadastramento de dados biométricos ou transferência de domicílio eleitoral. Também não é cobrado nenhum valor para a emissão de certidões.


​​ ​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O alerta tem como motivação a identificação de sites de empresas privadas que estão oferecendo estes serviços gratuitos mediante pagamento. Esses sites não têm vinculação com a Justiça Eleitoral, nem os valores cobrados estão associados a qualquer emissão de documento eleitoral.

A eleitora e o eleitor têm direito à emissão do título eleitoral, certidões, transferência de domicílio eleitoral e regularização da situação eleitoral sem pagar nada.


Serviços disponíveis e temporariamente suspensos

Neste período de preparação para as eleições, estão temporariamente indisponíveis a emissão do primeiro título, a regularização, a alteração de dados, o cadastramento biométrico e a transferência de domicílio eleitoral. Estes serviços permanecem assim até o dia 5 de novembro, quando voltarão a ser oferecidos aos eleitores normalmente.

Seguem sendo fornecidas, nos cartórios, no JE Digital e no e-Título, as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, além da impressão do título de eleitor.

Também pode ser requerida neste período, a certidão circunstanciada. Ela atesta que o requerente não pode ser atendido no momento em razão do fechamento do cadastro pela legislação eleitoral. Para obter o documento, gratuitamente, é necessário comparecer a qualquer cartório eleitoral com um documento de identificação. Esta certidão serve para regularizar a situação de quem quem fez o título ou está com a inscrição cancelada.


Multa por ausência às urnas
A única cobrança feita pela Justiça Eleitoral, refere-se a multa por ausência às urnas sem justificativa, previsto na legislação eleitoral. O valor é de R$3,51 por turno de votação. A consulta de débitos e a emissão da guia de recolhimento estão disponíveis no JE Digital. Neste caso, o eleitor também pode fazer a solicitação em qualquer cartório eleitoral gratuitamente.

O pagamento das multas pode ser feito diretamente pela pessoa interessada, via Pix ou cartão de crédito, pelo PagTesouro, plataforma digital de recolhimento de valores junto à Conta Única do Tesouro Nacional gerida pela Secretaria do Tesouro Nacional.

Contato Justiça Eleitoral
Em caso de dúvidas entre em contato com a Justiça Eleitoral no Rio Grande do Sul. O atendimento ao eleitor está disponível pelo telefone 148 (para todo o Estado), assim como via WhatsApp institucional, pelo número (51) 23122015, ou ainda pelos cartórios eleitorais dos seus municípios, cujos dados podem ser obtidos no site do Tribunal.


 *Com informações do TRE-RS


Leia mais

Candidatos de diferentes ideologias tomam o Calçadão Salvador Isaia em campanha

Eleições 2024: de R$ 4,7 milhões a nenhum valor declarado; confira o patrimônio dos candidatos à prefeitura de Santa Maria

Eleições 2024: TSE disponibiliza ferramenta online para simular votação



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mesários podem pedir mudança de seção eleitoral até sexta-feira Anterior

Mesários podem pedir mudança de seção eleitoral até sexta-feira

Eleições 2024: Visitas, festividades e Dia do Vizinho marcam as agendas dos candidatos ao Executivo de Santa Maria Próximo

Eleições 2024: Visitas, festividades e Dia do Vizinho marcam as agendas dos candidatos ao Executivo de Santa Maria

Política