nova legislatura

VÍDEO: posse do prefeito, vice e vereadores será em 1º de janeiro

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Sessão no plenário da Câmara contará com os 21 vereadores

Escolhidos nas urnas para representar os anseios de Santa Maria nos próximos quatro anos, prefeito, vice e vereadores tomarão posse em 1º de janeiro. A cerimônia ocorrerá no plenário da Câmara, às 16h.

Quem comandará a sessão será o vereador mais votado do pleito, Alexandre Vargas (Republicanos), que alcançou 2,6 mil votos. Na ocasião, os 21 parlamentares irão eleger a Mesa Diretora, isto é, o presidente da Câmara mais quatro nomes, referentes aos cargos de 1º e 2º vice-presidente e 1º e 2º segundo secretário (veja abaixo). A composição poderá indicar 16 cargos de confiança que auxiliarão a Mesa na principal função dela: administrar as questões burocráticas da Câmara.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Alexandre Vargas presidirá a sessão

Coincidentemente, Alexandre Vargas também foi presidente da Casa, em 2018. A partir da experiência que teve, ele considera essencial que indicados para as vagas de confiança da Mesa tenham conhecimento técnico para contribuir com a gestão:

- A procuradoria é que vai dar o respaldo para as decisões tomadas pelo presidente. O secretário geral cuida da Câmara como um todo. O diretor legislativo fica responsável por todos os projetos enviados pela prefeitura ou pelos próprios vereadores e colocá-los em pauta. Quem não tiver pessoas gabaritadas ao seu lado, pode se incomodar futuramente com o TCE e a Justiça.

TRATATIVAS

As conversas entre parlamentares para organizar as chapas que irão concorrer à Mesa já começaram e as chapas estão em fase de definição da nominata. Em conversa com o Diário, Alexandre Vargas preferiu não falar sobre as figuras que despontam na disputa à presidência, apesar de o movimento de oposição já ter divulgado a lista de quem concorrerá ao posto nos próximos quatro anos. No entanto, segundo o político, a lista de quem estará nas possíveis chapas pode ser definida até mesmo um dia antes da votação.

O atual presidente, Adelar Vargas (MDB), também mantém o mistério na divulgação dos nomes. Ele adiantou apenas que não pensa em ser presidente do Legislativo novamente. 

Santa Maria e Rosário do Sul contam com mais leitos de UTI para Covid-19

ATO TAMBÉM MARCARÁ DESPEDIDA DO ATUAL PRESIDENTE DA CASA

Adelar Vargas se despede do Legislativo após um ano à frente da Mesa Diretora. Coube a ele liderar todas as alterações necessárias no funcionamento da Câmara em função da pandemia. Ao longo dos últimos meses, o local precisou restringir e, às vezes, proibir o acesso do público - como está atualmente, por conta da bandeira vermelha, de acordo com o Modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado.

Entre os projetos aprovados, para o vereador, o maior feito do Legislativo santa-mariense no último ano foi a destinação de R$ 4,7 milhões para a prefeitura, por meio das emendas impositivas, com aplicação total na área da saúde. Mesmo assim, Vargas argumenta que a atuação dos parlamentares, nesse ano, foi bastante limitada.

- Nós não conseguimos levar o trabalho dos vereadores para o povo. Não foi possível realizar as audiências públicas nas comunidades, por exemplo. Então, buscamos fazer com que a população pudesse interagir de outras formas, pelo canal do YouTube, TV Câmara e redes sociais - garante o vereador, que vai para o segundo mandato consecutivo em 2021.

A cerimônia de posse poderá ser acompanhada pela TV Câmara (canal aberto, em 18.2) e no YouTube da Câmara de Vereadores de Santa Maria.

COMO ACOMPANHAR

  • O quê - Cerimônia de Instalação e Posse da 27ª legislatura para o período de 2021-2024, com prefeito, vice-prefeito e vereadores
  • Quando - 1º de janeiro, às 16h
  • Transmissão - TV Câmara e YouTube da Câmara de Vereadores de Santa Maria
  • Repercussão - No site (diariosm.com.br), TV Diário (canais 26 e 526 da NET) e edição impressa do Diário

ATRIBUIÇÕES DA MESA DIRETORA*

  • Administrar a Câmara de Vereadores
  • Propor a criação de cargos e concursos, além de alterar remunerações
  • Designar vereadores para representar a Câmara
  • Requisitar auditorias e inspeções do Tribunal de Contas sobre atos sujeitos à fiscalização Determinar o desconto nos vencimentos dos Parlamentares, proporcional às ausência injustificadas às sessões ordinárias 
  • Aprovar a proposta orçamentária da Câmara e as solicitações de crédito adicionais
  • Elaborar relatório trimestral sobre o desempenho das finanças do Legislativo, que constará em demonstrativo correspondente e será disponibilizado à população

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

PLURAL: duas opiniões diferentes no mesmo espaço

Vereadores da oposição firmam acordo para comandar a Câmara Próximo

Vereadores da oposição firmam acordo para comandar a Câmara

Política