Legislativo

Vereador Valdir Oliveira é eleito presidente da Câmara de Santa Maria

18.308

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

O futuro da Mesa Diretora do Legislativo de Santa Maria para 2022 foi decidido na tarde desta terça-feira. Com 11 votos, a chapa "Construção", liderada pelo vereador Valdir Oliveira, do Partido dos Trabalhadores (PT), venceu a eleição. Com a vitória do petista, o comando da Casa ficará com a oposição, já que o acordo foi rompido e o bloco de situação acabou derrotado. O vereador Paulo Ricardo Pedroso (PSB) obteve nove votos. Apesar do mandato iniciar em 2022, o atual presidente da Casa, João Ricardo Vargas (Progressistas),Coronel Vargas, fez questão de possibilitar que o petista já sentasse à mesa, ocupando o cargo de chefe do Legislativo.

Governo encaminha adesão ao Regime de Recuperação Fiscal

Em discurso, Valdir agradeceu o apoio dos parlamentares e do público. Em fevereiro deste ano, o vereador contraiu Covid-19, permanecendo internado até 120 dias no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. A luta pela vida foi lembrada tanto pelo parlamentar quanto pelos colegas, motivando que um pedido simples fosse feito a todos: que o uso de máscaras seja uma prioridade dentro da Câmara. O novo presidente fez uma manifestação emocionada ao lembrar do período difícil enfrentado.

- Eu acredito que, de cada 10 santa-marienses, talvez nove não acreditavam na possibilidade de que hoje eu pudesse estar aqui com condições físicas, mentais e psicológicas, e me colocar à disposição de ser presidente desta Casa. A metade deste ano foi duro pra mim, pra minha família e pra meus amigos - afirmou Valdir.

A eleição foi acompanhada das galerias pelo irmão de Valdir, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), e demais familiares. A irmã Lourdes Dill, que deixará o projeto Esperança/Cooesperança e se mudará para o Maranhão, também compareceu na Câmara de Vereadores de Santa Maria, dividindo a atenção do público presente.

O novo presidente, que foi eleito com os votos das bancadas do PT, PSDB, Republicanos, PC do B, Democratas, PDT, além do vereador Adelar Vargas (MDB), Bolinha, assume oficialmente no próximo sábado e terá entre os membros da direção, integrantes da chapa adversários por questão de representatividade. Terça-feira foi a última sessão do ano antes do recesso, que vai até a primeira quinzena de fevereiro. A vereadora Marina Callegaro (PT) não esteve presente na sessão, porque está de atestado médico.


POLÊMICAS

Após o relatório inicial do presidente da Câmara, João Ricardo Vargas, e uma breve interrupção, os vereadores tiveram a oportunidade de fazer a inscrição das chapas que iriam concorrer para a Mesa Diretora. Era de conhecimento prévio que Valdir e o vereador Paulo Ricardo Siqueira Pedroso (PSB) liderariam chapas opostas dentro da Casa.

Entretanto, depois da chapa de Valdir ser inscrita, a chapa de Pedroso enfrentou alguns impedimentos. Os nomes e assinaturas dos vereadores Luci Duartes (PDT), Tia da Moto, e Adelar Vargas (MDB), conhecido como Bolinha, constavam nas duas chapas. Após manifestações, ambos parlamentares optaram por validar apenas as assinaturas na chapa 1, deixando a chapa de situação, automaticamente, sem 1º e 2º vice-presidentes.

Após mais duas interrupções e pedidos de outros vereadores, como Tubias Calil (MDB), o então presidente Coronel Vargas possibilitou que, mesmo desfalcada, a chapa 2 concorresse, conquistando 9 votos entre os parlamentares presentes.

'Precisamos investir em inovação', diz Martha Adaime, primeira mulher vice-reitora na UFSM

REVIRAVOLTA

A decisão, que ocorreu durante a última sessão do ano, marca a quebra do "Pacto por Santa Maria", fechado no final de 2020, por um grupo de vereadores para comandar a Câmara pelos próximos quatro anos. Entre os adeptos, estavam a vereadora Luci Duartes (PDT) e o vereador Adelar Vargas (MDB). A mudança dos parlamentares resultou na vitória da oposição da Casa, sob protestos dos antigos aliados.


COMANDO DA CASA

QUEM É VALDIR OLIVEIRA

  • 60 anos
  • Radialista e apresentador do programa "Festa Campeira", da Rádio Nativa
  • Vereador em segundo mandato pelo Partido dos Trabalhadores

A NOVA DIREÇÃO

  • Presidente - Valdir Oliveira (PT)
  • 1ª vice-presidente - Luci Duartes (PDT), Tia da Moto 
  • 2º Vice-presidente - Tony Oliveira (PSL)
  • 1º Secretário - Pablo Pacheco (Progressistas)
  • 2ª Secretária - Lorena dos Santos (PSDB)
  • 1º Suplente - Adelar Vargas (MDB), Bolinha
  • 2º Suplente - Danclar Rossato (PSB)

Foto: Eduardo Ramos (Diário)/ Novos presidente e vice-presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Oliveira e Luci Duartes comemoram a vitória de 11 a 9

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Bolsonaro interrompe férias e parte para hospital de São Paulo para fazer exames

Próximo

Governo encaminha adesão ao Regime de Recuperação Fiscal

Política