Transporte Coletivo

Projeto de ônibus rápido pretende desafogar o trânsito de Santa Maria

Leandro Belles

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Fazer com que as pessoas troquem os seus carros pelo transporte público é o principal desafio da prefeitura e do projeto de ônibus rápido, o Veículo Leve sob Pneus (VLP), que está sendo finalizado por uma equipe de engenheiros do Instituto de Planejamento de Santa Maria. Para isso, o modelo de transporte deve oferecer rapidez e qualidade. Para seduzir parte das cerca de 30 mil pessoas que utilizam o trajeto por dia a trocar o transporte particular pelo sistema público, o instituto planeja adotar um modelo reconhecido nacionalmente.
_ O modelo de Curitiba é uma inspiração. Queremos ter aqui o mesmo sistema de transporte que funciona lá _ explica Francisco Severo, engenheiro que preside o Instituto de Planejamento.

:: União garante recurso para ônibus rápido em Santa Maria

Apesar de ter de passar pelo crivo do Ministério das Cidades, que deu sinal verde para a prefeitura de Santa Maria fazer um projeto na última sexta-feira (sem custo algum para o município), já há um esboço de como o ônibus rápido vai funcionar.

O projeto prevê investimentos em veículos, sinalização e infraestrutura viária. A intenção é construir terminais que centralizarão o fluxo de transporte entre os bairros. Nesse modelo, o passageiro paga antes de entrar no terminal, o que dá agilidade ao embarque e desembarque. O VLP também vai ser integrado com todas as linhas do sistema atual. A primeira linha a ser implantada deve priorizar a ligação Centro-Camobi, mas a prefeitura não descarta uma linha entre o bairro Tancredo Neves e o Centro.
_ Esses ônibus terão uma velocidade média maior, pois o número de paradas será muito menor e a sinalização dará preferência ao transporte público _ explica Severo.

Trajeto deve utilizar a Faixa Velha de Camobi

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, o ônibus rápido deve ter um corredor exclusivo na Faixa Velha, ou prioridade em uma das pistas, após a conclusão da obra de duplicação. Além disso, o secretário explica que serão feitas modificações no trânsito no entorno da linha expressa para agilizar ainda mais o trânsito do sistema.
_ A intenção é que as pessoas troquem o carro pelo transporte público. Para isso, teremos de ter qualidade e menor tempo de percurso _ aponta Passini.

A tarifa integrada, já adotada pelo sistema de transporte atual, também vai ser compartilhada no ônibus rápido.

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