“Nós vamos rasgar essa planilha e fazer um estudo com técnicos da prefeitura", diz candidato Alidio da Luz sobre passagem

Arianne Lima

“Nós vamos rasgar essa planilha e fazer um estudo com técnicos da prefeitura

Beto Albert (Diário)

Candidato da Federação PSol-Rede, Alidio da Luz abriu a série de entrevistas com os prefeituráveis na Rádio CDN


Com menos de um mês para o 1º turno das eleições municipais, o Grupo Diário começou, nesta segunda-feira, uma série de entrevistas com os sete candidatos a prefeito de Santa Maria no programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN (93.5 FM), com objetivo de oportunizar, aos eleitores, o acesso a mais informações para o exercício do voto no pleito de 6 de outubro. 


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 


Por ordem alfabética, o primeiro concorrente ao Executivo a ser sabatinado foi Alidio da Luz, da Federação PSol-Rede. Com base em seu plano de governo, o candidato respondeu a questões sobre saúde, habitação, segurança, transporte público, cultura e políticas para as minorias. As entrevistas podem ser acompanhadas pela Rádio CDN (93.5 FM), pela TV Diário (canais 26 e 526 da NET/Claro) e pelo Diário no YouTube. Confira abaixo o que disse Alidio da Luz sobre suas propostas.




Com a palavra, o candidato

Saúde

  • O candidato propõe a gestão plena dos recursos destinados à saúde por parte do município, com o objetivo de focar em problemas locais, como filas para atendimento, horários de funcionamento dos postos de saúde e cobertura das Estratégias de Saúde da Família (ESFs).
    “A gestão plena é o município ter os plenos poderes e gerir na sua totalidade a saúde na cidade. Portanto, (o município) assumiria todos os ônus e bônus disso. Mas a gestão plena precisa estar baseada em um programa que redesenhe o que é saúde aqui na cidade, inclusive com alguns objetivos a serem alcançados”.
  • Outra proposta é a criação de um programa de atenção humanizada ao aborto legal e juridicamente autorizado.
    “Cabe ao município garantir esse direito e ter um programa que capacite os profissionais que vão estar atendendo essa mulher, para que seja um atendimento humanizado e respeitoso com a mulher, que optou e teve legalmente esse serviço garantido pelo Estado. É algo que vemos como um direito conquistado pelas mulheres e que, hoje, sofre um grande ataque por parte de setores conservadores”.

Transporte público

  •  Implantação da tarifa zero do transporte público em Santa Maria.
     “Nós vamos rasgar essa planilha e vamos fazer um estudo em conjunto com técnicos da prefeitura, a Universidade Federal, se for possível, e a sociedade para saber de fato quanto custa uma passagem em Santa Maria. Nós não sabemos hoje quanto custa de fato, porque essa planilha é superfaturada”.

Diversidade e Igualdade Racial

  •  Criação de duas secretarias: uma da Diversidade e outra da Igualdade Racial.
     “No momento de elaboração do nosso programa de governo, sentamo-nos com vários movimentos sociais. A ONG Igualdade organizou uma carta-compromisso para todos os candidatos e colocou algumas pautas. Nós incorporamos todas as pautas do movimento LGBT+ e um dos nossos compromissos é a Secretaria da Diversidade. É uma população que, hoje, merece a atenção do poder público. Da mesma forma, a população negra. A Secretaria da Igualdade Racial seria, obviamente, coordenada pela nossa vice, Marisa Carvalho, que também é militante do movimento e, junto com ele, colocaria uma série de medidas para o município ter uma gestão antirracista”.

Sossego público

  • O plano de governo prevê a revogação da 159/2022, que está em vigor desde fevereiro de 2023 e proíbe o consumo de álcool em espaços públicos, como ruas e praças, entre meia-noite e 7h.
    “Se só pode (consumo) em um bar ou boate pagando, você vai tirando o acesso e as oportunidades da juventude. Temos que redefinir e discutir com a comunidade uma maneira de não se ver como um todo. De colocar que toda a cidade vai estar diante desta lei e deste tipo de abordagem, mas ter outras áreas que possam possibilitar essa circulação e não ficar nessa discussão de perseguição da juventude ou de higienização do Centro”.

Habitação e infraestrutura

  • Criação de uma empresa pública municipal de construção civil e infraestrutura para gerar emprego e facilitar moradias nas regiões necessitadas, a partir de um levantamento das áreas que estão em risco.

“Não é um gasto. É um investimento. Você não só vai dar dignidade para essas pessoas e também poderá salvar vidas. Não adianta ficarmos chorando depois que acontece uma catástrofe, um deslizamento, se poderia, enquanto poder público já ter caracterizado e feito algo por aquela população”.

Segurança pública

  • Criação do Conselho Municipal da Segurança Pública, que seria um espaço de reflexão sobre a segurança e temas que o permeiam, como racismo institucional, violência e falta de acesso aos direitos. A iniciativa manterá diálogo permanente com representantes da Brigada Militar e Polícia Civil.
     “Não é só por parte das forças de segurança. Enfrentar o problema da segurança pública passa também pelo acesso da juventude ao esporte, ao lazer, à cultura e aos cursos profissionalizantes, porque existe uma disputa hoje. O Estado, paralelo às facções, disputam essa juventude para que façam parte do tráfico e do crime organizado”.

Fomentar a produção e venda de livros
 “A gente tem feito esse debate sobre a necessidade de fomentar eventos e atividades literárias, festivais de músicas, mas em lugares descentralizados. Ocupar aparelhos de cultura e educação que já existem e fomentar outras atividades: literárias, de música que circulem pelos bairros e também nos nossos distritos".



Alidio da Luz Silva

  •  Natural de Santa Maria
  • 32 anos
  • É formado em Psicologia
  •  É filiado desde 2009 ao Partido Socialismo e Liberdade (PSol)
  • Integrou o movimento estudantil. Atualmente, é o presidente do partido em Santa Maria
  •  Representante da Federação PSol-Rede, concorre pela primeira vez a uma eleição
  • Sua vice é a professora Marisa Carvalho (PSol)


Definição ideológica:

"Eu me defino como um militante de esquerda. Uma esquerda combativa que não se vende e, por isso, que o PSol apresenta uma candidatura própria”.


Lugar preferido em Santa Maria 

"O meu lugar preferido é o meu querido Bairro Rosário, onde eu moro. Gosto muito dali, porque fica localizado em uma região calma do Centro. Então, não tem essa correria do Centro, mas também um bom mate na UFSM é sempre bem-vindo, principalmente quando é um dia de sol”.


Calendário das entrevistas

  • Alidio da Luz (PSol) – 9 de setembro
  • Giuseppe Riesgo (Novo) – 10 de setembro
  • Moacir Alves (PRD) – 11 de setembro
  • Paulo Burmann (PDT) – 13 de setembro
  • Roberta Leitão (PL) – 16 de setembro
  • Rodrigo Decimo (PSDB) –17 de setembro
  • Valdeci Oliveira (PT) – 18 de setembro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Arianne Lima

arianne.lima@diariosm.com.br

“Se precisar estender o atendimento da creche até as 21h, vamos fazer isso”, diz candidato Giuseppe Riesgo sobre educação Anterior

“Se precisar estender o atendimento da creche até as 21h, vamos fazer isso”, diz candidato Giuseppe Riesgo sobre educação

Eleições 2024: Região Sul reivindica melhorias em ruas, saúde e segurança dos moradores Próximo

Eleições 2024: Região Sul reivindica melhorias em ruas, saúde e segurança dos moradores

Política