“Criança com fome não aprende. Nós precisamos cuidar delas”, diz candidato Paulo Burmann sobre educação integral

“Criança com fome não aprende. Nós precisamos cuidar delas”, diz candidato Paulo Burmann sobre educação integral

Foto: Vitor Zuccolo (Diário)

Paulo Burmann, do PDT, foi o quarto participante da série de entrevistas com os prefeituráveis na Rádio CDN

A primeira rodada de entrevistas com candidatos à prefeitura de Santa Maria foi encerrada com Paulo Burmann, do Partido Democrático Trabalhista (PDT). O prefeiturável participou do programa Bom Dia, Cidade, da Rádio CDN, na manhã de sexta-feira (13).

 

​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 

Com base no plano de governo, o candidato respondeu a questões sobre saúde, educação, infraestrutura, gestão descentralizada e criação de espaços de lazer em Santa Maria. A iniciativa do Grupo Diário, que busca oportunizar o acesso a mais informações para o exercício do voto no pleito de 6 de outubro, segue na segunda-feira (16) e pode ser acompanhada pela Rádio CDN (93.5 FM), pela TV Diário (canais 26 e 526 da NET/Claro) e pelo Diário no YouTube. Veja abaixo, o que disse Paulo Burmann sobre o plano de governo.

Com a palavra, o candidato

Saúde 

  • Implantação do terceiro turno e criação de um hospital municipal 
  • “Hoje, temos quase 20 mil consultas em espera, porque o sistema não está dando conta de atender essa demanda tão importante da população de Santa Maria. Nós nos surpreendemos com a não existência de um hospital público municipal. Temos o Hospital Universitário, que é federal, e a Casa de Saúde, que é uma parceria. Talvez, até a própria Casa de Saúde, de acordo com as negociações, possa ser transformada em um hospital público municipal para atender a essa demanda. Recursos para a saúde existem”. 
  • O candidato propôs a implantação de um sistema de classificação de risco em unidades de saúde. A medida busca agilizar os atendimentos e direcionar os usuários para os serviços adequados conforme o nível de necessidade. 
  • “Todos os serviços de saúde que se preze têm essa constituição para saber para onde mandar e qual a necessidade real do paciente. Então, são coisas que precisam ser tratadas com seriedade e responsabilidade até para dar fluxo ao sistema e uma melhor resposta ao paciente”.  

Educação

  • Na área de educação, o candidato prevê a ampliação do ensino integral de forma gradual em Santa Maria. Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) são um dos exemplos citados por Burmann. O projeto criado pelo antropólogo Darcy Ribeiro e implantado durante os governos de Leonel Brizola mesclam saúde, educação e alimentação. 
  • “Isso é processo contínuo, nós já deveríamos estar com educação integral. Por mais que alguns digam que escola não é restaurante, criança com fome não aprende. E nós precisamos cuidar das nossas crianças que estão aí, na esperança de um futuro melhor. Isso só vai acontecer através da educação e de um modelo de educação integral. Isso não vai acontecer num passe de mágica”. 
  • Aumento do número de vagas na educação infantil para zerar o déficit de crianças de 0 a 6 anos fora das escolas
  • “Quando o pai e a mãe trabalham, onde a criança fica? Obviamente, o projeto educacional começa dentro da família, mas a educação formal tem um outro sentido. É por isso que precisamos realmente prover as vagas necessárias para a educação infantil. Para que não tenhamos nenhuma criança fora da escola”.  

Infraestrutura

  • O candidato falou sobre o programa SM Sem Buracos, que contaria com a parceria de instituições da cidade para avaliar e estudar formas de melhorar a qualidade das vias. 
  • “Nós temos um problema de instabilidade de solo em algumas regiões da cidade. Isso é real. Mas temos instituições de formação técnica aqui em Santa Maria que podem dar conta de uma resposta muito rápida e eficiente. Pode e vai ter custos. Mas é preciso trabalhar nesta perspectiva”. 
  • Ampliação da pavimentação de ruas nos bairros com a incorporação de asfalto sustentável
  • “Uma grande parte da população de Santa Maria tira o pé de dentro da porta de casa e pisa no barro ou na poeira. Essa realidade não pode persistir. São condições totalmente desumanas de tratamento da população santa-mariense. Conhecemos a realidade do Centro, que é cheia de buracos também. Mas é muito menos grave do que nós temos nos nossos bairros e no interior”.

Lazer

  • Criação de um sistema de piscinas públicas em comunidades de Santa Maria
  • “Nós precisamos oferecer para a população alguma opção de lazer. E por que não um investimento nessa área que também é para a prática de esporte? A natação é um dos esportes mais completos e que melhora a vida, saúde e autoestima das pessoas. Então, isso é absolutamente viável. Se vamos fazer duas, cinco, 10 ou 15 (piscinas), vai depender de como se dará o desenvolvimento do município e de recursos”. 

Gestão descentralizada

  • No plano de governo, o candidato propõe a descentralização da gestão, restabelecendo subprefeituras em regiões urbanas e zona rural da cidade
  • “As máquinas se deslocam do centro da cidade para Arroio do Só, Água Boa, Palma ou  Arroio Grande com duas horas de deslocamento e retornam. Isso dá, no final do dia, quatro ou cinco horas de trabalho efetivo no local. Então, precisamos ter subprefeituras nessas regiões com equipamento e gente, mas gente dali que conhece os problemas daquela região. Gente do bairro que conhece os problemas do bairro. Por isso, é importante esse processo de descentralização e de regionalização da administração pública”.  


Paulo Afonso Burmann

  • Natural de Catuípe 
  • 66 anos 
  • Graduado em Odontologia, foi reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) por duas gestões e dedicou 34 anos de trabalho à instituição 
  • Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) desde 1982 
  • Concorreu a deputado federal nas eleições de 2022 e fez 22.791 votos, quando ficou como 2º suplente
  • Seu vice é o tenente-coronel Adilomar Silva (PDT) 


Definição ideológica:

“Eu sou um trabalhista. Eu me criei em um ambiente de tensionamento político, em torno das ideias do trabalhismo e segui a minha vida toda defendendo isso. Eu tenho convicção ideológica que o trabalhismo é o caminho".  

Lugar preferido em Santa Maria:

“Santa Maria como um todo. Eu tenho vários locais que eu poderia enunciar aqui, mas eu vivo em Santa Maria e vivo bem. Minha família foi constituída aqui”. 


Calendário das entrevistas

  • Alidio da Luz (PSol) – 9 de setembro
  • Giuseppe Riesgo (Novo) – 10 de setembro
  • Moacir Alves (PRD) – 11 de setembro
  • Paulo Burmann (PDT) – 13 de setembro
  • Roberta Leitão (PL) – 16 de setembro
  • Rodrigo Decimo (PSDB) – 17 de setembro
  • Valdeci Oliveira (PT) – 18 de setembro


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Arianne Lima

arianne.lima@diariosm.com.br

Eleições 2024: aplicativos facilitam o acesso a serviços eleitorais; conheça os principais Anterior

Eleições 2024: aplicativos facilitam o acesso a serviços eleitorais; conheça os principais

Prefeito e vice lamentam morte de candidata a vereadora do PSDB em acidente em Santa Maria Próximo

Prefeito e vice lamentam morte de candidata a vereadora do PSDB em acidente em Santa Maria

Política