Foto: Vitor Zuccolo (Diário)
Paulo Burmann, do PDT, foi o quarto participante da série de entrevistas com os prefeituráveis na Rádio CDN
A primeira rodada de entrevistas com candidatos à prefeitura de Santa Maria foi encerrada com Paulo Burmann, do Partido Democrático Trabalhista (PDT). O prefeiturável participou do programa Bom Dia, Cidade, da Rádio CDN, na manhã de sexta-feira (13).
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Com base no plano de governo, o candidato respondeu a questões sobre saúde, educação, infraestrutura, gestão descentralizada e criação de espaços de lazer em Santa Maria. A iniciativa do Grupo Diário, que busca oportunizar o acesso a mais informações para o exercício do voto no pleito de 6 de outubro, segue na segunda-feira (16) e pode ser acompanhada pela Rádio CDN (93.5 FM), pela TV Diário (canais 26 e 526 da NET/Claro) e pelo Diário no YouTube. Veja abaixo, o que disse Paulo Burmann sobre o plano de governo.
Com a palavra, o candidato
Saúde
- Implantação do terceiro turno e criação de um hospital municipal
- “Hoje, temos quase 20 mil consultas em espera, porque o sistema não está dando conta de atender essa demanda tão importante da população de Santa Maria. Nós nos surpreendemos com a não existência de um hospital público municipal. Temos o Hospital Universitário, que é federal, e a Casa de Saúde, que é uma parceria. Talvez, até a própria Casa de Saúde, de acordo com as negociações, possa ser transformada em um hospital público municipal para atender a essa demanda. Recursos para a saúde existem”.
- O candidato propôs a implantação de um sistema de classificação de risco em unidades de saúde. A medida busca agilizar os atendimentos e direcionar os usuários para os serviços adequados conforme o nível de necessidade.
- “Todos os serviços de saúde que se preze têm essa constituição para saber para onde mandar e qual a necessidade real do paciente. Então, são coisas que precisam ser tratadas com seriedade e responsabilidade até para dar fluxo ao sistema e uma melhor resposta ao paciente”.
Educação
- Na área de educação, o candidato prevê a ampliação do ensino integral de forma gradual em Santa Maria. Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) são um dos exemplos citados por Burmann. O projeto criado pelo antropólogo Darcy Ribeiro e implantado durante os governos de Leonel Brizola mesclam saúde, educação e alimentação.
- “Isso é processo contínuo, nós já deveríamos estar com educação integral. Por mais que alguns digam que escola não é restaurante, criança com fome não aprende. E nós precisamos cuidar das nossas crianças que estão aí, na esperança de um futuro melhor. Isso só vai acontecer através da educação e de um modelo de educação integral. Isso não vai acontecer num passe de mágica”.
- Aumento do número de vagas na educação infantil para zerar o déficit de crianças de 0 a 6 anos fora das escolas
- “Quando o pai e a mãe trabalham, onde a criança fica? Obviamente, o projeto educacional começa dentro da família, mas a educação formal tem um outro sentido. É por isso que precisamos realmente prover as vagas necessárias para a educação infantil. Para que não tenhamos nenhuma criança fora da escola”.
Infraestrutura
- O candidato falou sobre o programa SM Sem Buracos, que contaria com a parceria de instituições da cidade para avaliar e estudar formas de melhorar a qualidade das vias.
- “Nós temos um problema de instabilidade de solo em algumas regiões da cidade. Isso é real. Mas temos instituições de formação técnica aqui em Santa Maria que podem dar conta de uma resposta muito rápida e eficiente. Pode e vai ter custos. Mas é preciso trabalhar nesta perspectiva”.
- Ampliação da pavimentação de ruas nos bairros com a incorporação de asfalto sustentável
- “Uma grande parte da população de Santa Maria tira o pé de dentro da porta de casa e pisa no barro ou na poeira. Essa realidade não pode persistir. São condições totalmente desumanas de tratamento da população santa-mariense. Conhecemos a realidade do Centro, que é cheia de buracos também. Mas é muito menos grave do que nós temos nos nossos bairros e no interior”.
Lazer
- Criação de um sistema de piscinas públicas em comunidades de Santa Maria
- “Nós precisamos oferecer para a população alguma opção de lazer. E por que não um investimento nessa área que também é para a prática de esporte? A natação é um dos esportes mais completos e que melhora a vida, saúde e autoestima das pessoas. Então, isso é absolutamente viável. Se vamos fazer duas, cinco, 10 ou 15 (piscinas), vai depender de como se dará o desenvolvimento do município e de recursos”.
Gestão descentralizada
- No plano de governo, o candidato propõe a descentralização da gestão, restabelecendo subprefeituras em regiões urbanas e zona rural da cidade
- “As máquinas se deslocam do centro da cidade para Arroio do Só, Água Boa, Palma ou Arroio Grande com duas horas de deslocamento e retornam. Isso dá, no final do dia, quatro ou cinco horas de trabalho efetivo no local. Então, precisamos ter subprefeituras nessas regiões com equipamento e gente, mas gente dali que conhece os problemas daquela região. Gente do bairro que conhece os problemas do bairro. Por isso, é importante esse processo de descentralização e de regionalização da administração pública”.
Paulo Afonso Burmann
- Natural de Catuípe
- 66 anos
- Graduado em Odontologia, foi reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) por duas gestões e dedicou 34 anos de trabalho à instituição
- Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) desde 1982
- Concorreu a deputado federal nas eleições de 2022 e fez 22.791 votos, quando ficou como 2º suplente
- Seu vice é o tenente-coronel Adilomar Silva (PDT)
Definição ideológica:
“Eu sou um trabalhista. Eu me criei em um ambiente de tensionamento político, em torno das ideias do trabalhismo e segui a minha vida toda defendendo isso. Eu tenho convicção ideológica que o trabalhismo é o caminho".
Lugar preferido em Santa Maria:
“Santa Maria como um todo. Eu tenho vários locais que eu poderia enunciar aqui, mas eu vivo em Santa Maria e vivo bem. Minha família foi constituída aqui”.
Calendário das entrevistas
- Alidio da Luz (PSol) – 9 de setembro
- Giuseppe Riesgo (Novo) – 10 de setembro
- Moacir Alves (PRD) – 11 de setembro
- Paulo Burmann (PDT) – 13 de setembro
- Roberta Leitão (PL) – 16 de setembro
- Rodrigo Decimo (PSDB) – 17 de setembro
- Valdeci Oliveira (PT) – 18 de setembro