Foto: Vitor Zuccolo (Diário)
Roberta Leitão, da Coligação PL e Podemos, foi a quinta participante da série de entrevistas com os prefeituráveis na Rádio CDN
Na busca por oportunizar o acesso a mais informações para o exercício do voto no pleito de 6 de outubro, o Grupo Diário segue com as entrevistas com candidatos à prefeitura de Santa Maria. Nesta segunda-feira (16), foi a vez de conhecer as propostas de Roberta Leitão, da Coligação "Amor e fé por Santa Maria" (PL e Podemos).
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A prefeiturável, que participou do programa Bom Dia Cidade, da Rádio CDN, respondeu a questionamentos sobre saúde, educação, segurança e assistência, destacando programas com foco em desastres climáticos e no acolhimento a crianças em situação de trabalho infantil e abuso sexual. As entrevistas seguem até quarta-feira (18) e podem ser acompanhadas pela Rádio CDN (93.5 FM), pela TV Diário (canais 26 e 526 da NET/Claro) e pelo Diário no YouTube. Veja abaixo o que disse Roberta Leitão:
Com a palavra, a candidata
Saúde
- A candidata propõe a gestão plena da saúde para que consultas especializadas e procedimentos de média e alta complexidades que hoje são de responsabilidade do Estado, sejam realizados em Santa Maria
- "Hoje, Santa Maria gere Pronto Atendimento, Unidade de Pronto Atendimento e as unidades básicas e Estratégias de Saúde da Família. Nós vamos dobrar o número de Estratégias de Saúde da Família pelo menos para poder fazer a gestão plena do todo. Ou seja, as consultas especializadas e as cirurgias vão ser feitas aqui. A saúde é um complexo. Preciso melhorar muito a atenção básica para poder gerir a média e alta complexidades"
- Entre os pontos citados durante a entrevista, estão a criação de um centro de atendimentos especializado em saúde com serviços de traumatologia, ginecologia, pneumologia, pediatria, entre outros; implantação e reestruturação de unidades de urgência e emergência, gestão compartilhada do Hospital Regional e um novo foco para o Hospital Casa de Saúde
- “Em Camobi, vamos colocar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atender a Região Leste. O Pronto Atendimento (PA) da T. Neves vai virar uma UPA. O PA do Patronato vai ser reforçado. Vamos trazer a gestão do Hospital Regional para Santa Maria e fazer uma gestão compartilhada com o consórcio integrado à Região Centro. E vamos transformar a Casa de Saúde em um hospital de pronto-socorro a exemplo do HPS de Porto Alegre”.
Educação
- Na área da educação, a candidata prevê a ampliação de escolas em tempo integral
- “O ensino integral não é jogar a criança para dentro da escola para mãe só deixar o filho lá e poder trabalhar. É dar uma educação integral de qualidade para essa criança. (...) E que ela tenha um desenvolvimento completo do ser humano, passando por todas as áreas”
- A implementação de escolas cívico-militares e maior autonomia para as direções escolares, além da criação de uma comunicação direta com a Secretaria de Educação, também fazem parte das propostas
- “Temos também a intenção de criar um modelo de escolas cívico-militares de Santa Maria. Temos um contingente gigantesco de pessoas tanto das Forças Armadas quanto dos bombeiros, da Brigada e na reserva, que podem nos ajudar nisso”.
Assistência
- Implantação do programa Anjos da Guarda, que buscará acolher crianças em situação de trabalho infantil e abuso sexual. A candidata também pretende criar uma rede de proteção e de assistência à população idosa
- “Vamos fortalecer o Conselho Tutelar e fazer grupos de famílias que auxiliem nisso. Nós precisamos de pessoas que ajudem a acolher essas crianças e dar o que elas precisam, que é amor, carinho, cuidado e proteção. Fazer um acompanhamento quase como se fosse um padrinho. O padrinho é para a fé, e esses seriam para a vida. Então, seriam anjos da guarda dessas crianças que tanto precisam de nós. A criança, independente da idade, precisa estar brincando, estudando e vivenciando a melhor fase da vida"
- A candidata também pretende criar uma rede de proteção e de assistência à população idosa
- "Nós temos uma inversão hoje da curva etária em Santa Maria. Temos um envelhecimento da nossa sociedade e hoje, um problema gigantesco de idosos que adoecem, que ficam sozinhos, que não tomam a medicação correta, que não têm quem cuide. Essa é uma realidade muito dura em Santa Maria. Então, também precisamos criar essa rede de proteção, não apenas com voluntários, mas fortalecendo as Estratégias de Saúde da Família para que elas realmente façam esse trabalho de busca ativa e de acompanhamento dos idosos".
Segurança
- Criação da Secretaria de Segurança e a implantação do programa Vizinhança Vigilante, em parceria com a Brigada Militar
- “Eu comecei a identificar que todos os bairros de Santa Maria têm [iniciativas como] Vizinho Seguro, o Vizinho Legal, só que não é interligado com as forças de segurança, porque não temos uma Secretaria de Segurança que seja indutora disso. Então, a Secretaria de Segurança existirá exatamente para fazer essa função de coordenar e interligar as forças de segurança, colocar todo mundo trabalhando alinhadamente para atacar os principais pontos de problemas que Santa Maria tem, além de fazer essa segurança preventiva”.
Defesa Civil
- Criação da Secretaria da Defesa Civil e pronto atendimento a desastres climáticos
- “A Defesa Civil precisa pensar exclusivamente no bem comum. Mesmo que para isso, tenha que doer em outras áreas. Se a Defesa Civil não tem técnicos, independência, autonomia ou um orçamento forte, eu condeno-a. Ela não pode estar atrelada ao Gabinete do Prefeito, embora tenha que trabalhar muito linkada a gestão. Mas ela tem que dar alguns nortes e ter autonomia para fazer”.
Roberta Pereira Leitão
- Natural de Santiago
- 46 anos
- É advogada e foi professora do Ensino Superior e técnico durante 12 anos
- Nas eleições de 2020, foi eleita vereadora em Santa Maria com 1.129 votos, pelo Progressistas
- Em março de 2024, trocou o Progressistas pelo Partido Liberal (PL) e, imediatamente, assumiu a presidência do partido na cidade
- Seu vice é o empresário Marcelino Severo (Podemos)
Definição ideológica:
“Ideologicamente, eu sou conservadora. Eu defendo que precisamos respeitar a nossa história, porque ela nos trouxe até aqui. Defendo o básico do conservadorismo, que é a fé em Deus, nossas famílias, nossa pátria e a nossa liberdade”.
Lugar preferido em Santa Maria:
“Santa Maria tem lugares belíssimos. Mas como sou cristã, um lugar que me faz muito bem é o santuário de Schoenstatt. Ali é o meu lugar preferido e como diz na entrada: ‘Aqui é bom estar’"
Calendário das entrevistas
- Alidio da Luz (PSol) – 9 de setembro
- Giuseppe Riesgo (Novo) – 10 de setembro
- Moacir Alves (PRD) – 11 de setembro
- Paulo Burmann (PDT) – 13 de setembro
- Roberta Leitão (PL) – 16 de setembro
- Rodrigo Decimo (PSDB) – 17 de setembro
- Valdeci Oliveira (PT) – 18 de setembro