Foto Beto Albert
O diretor-geral da Rota de Santa Maria, Leandro Conterato, confirmou nesta terça-feira (24) que a concessionária iniciou os trabalhos para preparar um trecho da RSC-287, sobre o Arroio Grande, para a montagem da segunda ponte móvel do Exército. Segundo ele, a previsão é liberar o tráfego nessa segunda estrutura e pôr fim ao sistema de pare e siga no local daqui a 30 dias, se o tempo colaborar. Ou seja, até o final de outubro, devem acabar as longas filas que se formam para cruzar a primeira ponte móvel, em que só passam veículos em um sentido por vez.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Essa segunda estrutura metálica será igual à primeira, também instalada pelo Exército, com 60 metros de extensão e capacidade para veículos de até 80 toneladas.
— Essa segunda ponte estará operando em conjunto com a primeira ponte provisória, que havia sido instalada em junho deste ano, com o objetivo de eliminar o pare e siga que opera hoje no local, pelo período necessário para a construção da ponte definitiva. Nesse momento, a concessionária vem trabalhando nos estudos e nos projetos para a construção da ponte definitiva e obras do entorno que sejam necessárias. E o objetivo é que essas obras possam iniciar entre os meses de outubro e novembro deste ano — afirmou Conterato.
A meta da concessionária é concluir a ponte definitiva, em concreto, no primeiro trimestre de 2025. O projeto deve ser feito de forma que a nova estrutura seja mais resistente a enchentes.
Leia também
- A pedido do MP, Estado avalia dar desconto a usuário frequente de pedágios na RSC-287
- Beneficiários do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões em apostas online em agosto, informa Banco Central
- MP-RS denuncia mãe de menina encontrada morta dentro de lixeira em Guaíba por homicídio doloso qualificado