sugestão

O polêmico azeitamento proposto por Pablo Pacheco

Maurício Araujo

O vereador Pablo Pacheco (PP) apresentou, nesta semana, um projeto sugestão no Legislativo local. O progressista propõe a proibição de ponto facultativo remunerado junto à administração pública municipal. Com uma agenda alinhada ao que é o partido que ele traz na essência do mandato, o Novo, Pablo Pacheco busca que as duas principais Casas da cidade, Câmara e prefeitura, não estendam os feriadões, com ressalva em situação de calamidade pública, e nos dias 15 de outubro (Dia do Professor) e 28 de outubro (Dia do Servidor Público).

Ônibus e locomotiva colidem no Bairro João Goulart em Santa Maria

Na justificativa do projeto, o parlamentar cita "para exemplificar" que "por questões práticas há claro prejuízo dos serviços das UBS e ESF nos dias de ponto facultativo, sobrecarregando a UPA e os pronto-atendimentos (PAs)".

Pablo Pacheco também afirma que a interrupção das atividades administrativas - seja da prefeitura ou da Câmara - acaba por "gerar problemas aos cidadãos que buscam, por exemplo, regularizar pendências, dar encaminhamentos, buscar informações de processos sob responsabilidade da prefeitura e atendimentos em geral".

Quanto ao Legislativo, em específico, o parlamentar diz que "o ponto facultativo atrapalha o andamento" da Casa, uma vez que o funcionamento da Câmara "é referência para a população buscar soluções de problemas", sendo necessário o funcionamento das áreas administrativa e legislativa para o atendimento dos santa-marienses.

SERVIDORES

Como se trata de um projeto sugestão, cabe ao Executivo municipal acolher e apresentar o projeto à Câmara. A questão é: o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) concordaria com esta proposta, e, mais que isso, estaria ele disposto a bater de frente com o funcionalismo público municipal? Nos últimos anos, a aproximação do tucano com os professores - muito por conta do trabalho e da atuação da secretária de Educação, Lúcia Madruga - tornou-se mais consolidada. Já de forma mais recente, o prefeito construiu uma relação de confiança com os servidores da saúde devido à condução acertada do enfrentamento da pandemia da Covid-19 e os bons resultados da cidade. O laço com a categoria também é fruto de um trabalho técnico de um nome que é referência aos servidores, o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.

Municípios da Comarca de Santa Maria se adequam à Lei Anticorrupção

Ao longo dos quase cinco anos em que está à frente da prefeitura, Pozzobom sempre buscou manter a proximidade e a boa relação com os servidores das mais diversas áreas, pois sabe que os rumos da administração dependem da atuação destes profissionais. Dessa forma, é quase impensável que ele desfaça esses vínculos, tão difíceis de serem construídos. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estado quer pagar R$ 12,5 milhões ao município com doação de imóveis Anterior

Estado quer pagar R$ 12,5 milhões ao município com doação de imóveis

Próximo

Todos municípios da Comarca de Santa Maria se adequam à Lei Anticorrupção

Política