Importância do voto, participação feminina e combate às fake news são foco do TRE gaúcho

Importância do voto, participação feminina e combate às fake news são foco do TRE gaúcho

Foto: Freepik

A pouco menos de quatro meses para as eleições municipais no país, o trabalho de organização do pleito se intensifica na Justiça Eleitoral, em especial devido ao desastre climático que atingiu o Rio Grande do Sul em maio e que causou inúmeros estragos até mesmo em locais de votação e cartórios. 


Em meio aos desafios e ao período que se aproxima, o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral do Rio Grande do Sul, desembargador Voltaire de Lima Moraes, em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da rádio CDN,  disse que desde o início do ano passado, os servidores estão envolvidos com o processo eleitoral, realizando capacitações e também estão sendo promovidos encontros com juízes e advogados.


 ​​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Nesta quinta-feira (20), o desembargador mencionou que terminou uma rodada de avaliação das principais zonas eleitorais atingidas devido às enchentes e que inclusive um batalhão precursor do TRE foi pessoalmente nos locais avaliar a situação. No Vale do Taquari e outras cidades bastante castigadas, deve ser realizada uma audiência pública para verificar eventuais dificuldades. Mesmo diante do cenário, ele afirma que há condições para que as eleições ocorram normalmente.


- Estamos muito conscientes que as eleições vão sair em que pese as dificuldades e eu creio que nós vamos ter que nos acostumar com esse novo normal, porque agora basta consultar a área técnica, os meteorologistas e os hidrólogos e os eventos, eles não vão ser mais cíclicos, de tanto em tanto tempo, mas, serão eventos aleatórios e isso é algo que nós temos que nos acostumar. Então a nossa avaliação preliminar nessas principais zonas atingidas é que nós temos perfeitas condições de fazer as eleições sem problema nenhum.

Em relação ao combate à desinformação e as fake news que rapidamente se propagam pelas redes sociais, Voltaire explica que existe um Comitê no TRE que estará atento a essas questões e que ocorrendo a detecção de alguma fake news que prejudique a formação do convencimento espontâneo do eleitoral, medidas firmes serão tomadas.


- Isso poderá levar à cassação de um candidato eleito. É bom que se diga isso. Então nós vamos estar  agindo da forma mais dura possível, nos termos da Lei. Isso é importante para que todos saibam até porque é importante que o eleitor na hora de votar, forme o seu convencimento seguro sem se deixar levar por mentiras. Porque a mentira acaba formando um convencimento diferente. 


Ele adianta que um movimento será lançado para as eleições de outubro, com objetivo de que o eleitor não se omita e compareça no dia da votação e exerça o direito pleno da cidadania. 


O presidente do Tribunal no Estado segue explicando que a inteligência artificial será permitida na campanha, porém terá restrições. A fiscalização disso, por parte do Governo Federal para evitar adulteração de imagens e conteúdos que possam manipular o eleitor, cabe ao TRE e à Justiça Eleitoral acompanhar e estar atento a todo o processo.


- Nós temos uma sintonia muito grande em termos de interlocução com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Eleitoral Superior conosco também. Qualquer irregularidade que nós constatarmos nesse campo, todo o sistema da Justiça Eleitoral vai ser automaticamente acionado para adotar todas as providências possíveis. 


Sobre a representatividade e a criação de um Comitê para combater fraude à cota de gênero, no sentido de evitar que partidos lancem candidaturas conhecidas como laranjas, apenas para cumprir a cota de 30% de candidaturas femininas o responsável pelo TRE informa que no primeiro dia de julho esse Comitê será instalado, constituído de sete pessoas que estarão atentas. 


- Não é possível que em pleno século XXI, eu reitero isso, que as mulheres sejam usadas simplesmente para cumprir a cota do gênero. É preciso que elas participem ativamente e os partidos dêem condições de que elas possam exercer plenamente sua cidadania, sua atividade política partidária.


Conforme o desembargador, o TRE gaúcho será o primeiro no país a contar com um Comitê específico e que vai funcionar como um Observatório Nacional, que ao detectar alguma irregularidade aciona a Justiça Eleitoral.


- Todos os mecanismos vão ser acionados para o esclarecimento. Vamos inclusive ficar à disposição dos partidos políticos, dos candidatos e das candidatas orientando-os sobre a eventual infringência, a lei eleitoral e as consequências daí decorrentes. Então ele vai ter um guarda-chuva muito amplo de atuação e creio que vai ser um marco na história da Justiça Eleitoral do Brasil.


Sobre o pleito que terá o primeiro turno realizado em 6 de outubro, o novo presidente do TRE reforça a importância do voto, enfatizando que é através dele que se pode mudar o rumo da história e lembrando que é possível o cidadão atuar como mesário voluntário.


- Vamos todos formar uma corrente cívica superior para o aperfeiçoamento do nosso Estado, do nosso país e acima de tudo para a nossa reconstrução. Vamos mostrar a nossa força acreditarmos em nós e ir em frente em busca de uma melhor amanhã - finaliza.


Leia mais:

Santa Maria registra 15 casos confirmados de leptospirose em 2024

Estudantes de doutorado no RS vão contar com apoio financeiro para mobilidade

Prêmio reconhece mulheres que impactam a nossa comunidade



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Locais de votação em Santa Maria sofrem alteração para esta eleição Anterior

Locais de votação em Santa Maria sofrem alteração para esta eleição

Com agenda em Santa Maria, senador Hamilton Mourão participa de programa do Grupo Diário; veja como foi entrevista Próximo

Com agenda em Santa Maria, senador Hamilton Mourão participa de programa do Grupo Diário; veja como foi entrevista

Política