
Foto: Beto Albert
Prevista para outubro deste ano, as eleições municipais são precedidas de um calendário com prazos para candidatos e para eleitores que vão decidir o futuro de seus municípios. Santa Maria conta com 208.727 pessoas aptas a votarem em 6 de outubro, data do primeiro turno, e 27 de outubro, data do segundo turno, caso necessário.
Esse número pode aumentar, uma vez que os cartórios eleitorais podem receber solicitações até 150 dias antes do pleito, ou seja, até dia 8 de maio. Entre os serviços disponibilizados dentro desse período, estão troca de domicílio eleitoral, de local de seção e novo título.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Atualmente, segundo avaliação da Justiça Eleitoral, o número de eleitores é considerado baixo. Por ser uma cidade onde o fluxo de pessoas é muito grande, principalmente por estudantes e militares que vêm e vão, Santa Maria acaba perdendo eleitores. Consequentemente, há queda nas estatísticas de votantes.
A pandemia da Covid-19 pode ser outra explicação para a movimentação baixa em relação às últimas eleições, de acordo com Vinicius Teixeira, chefe da Zona Eleitoral 135.
- Desde a pandemia, a procura por fazer um novo título, ou até mesmo transferir, diminuiu muito. Parece que o pessoal perdeu o interesse em vir até o local, consequentemente, diminuindo o número de votantes e movimento no local - afirmou ele.
Número de votantes nas últimas eleições municipais
Atendimento online
Outra motivação que pode ter influenciado na baixa procura dos cartórios é a possibilidade de grande parte dos procedimentos ser feito online, sem a necessidade de ir até o local.
Caso o interessado tenha a biometria cadastrada e válida, a transferência pode ser feita no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). Caso o eleitor não tenha a biometria validada, há necessidade de ir até a Central da Justiça Eleitoral no prazo 8 de maio. E no caso do primeiro título, o eleitor obrigatoriamente tem de solicitar presencialmente no cartório eleitoral. Os jovens, por exemplo, que completam 16 até o primeiro turno, no caso 6 de outubro, podem solicitar o documento.
Via site do Tribunal, também é possível verificar se a situação eleitoral está regularizada. Caso o eleitor não tenha a possibilidade de acesso via internet, deve ir até o local de forma presencial portando o Registro Geral (RG) e comprovante de residência atualizado.
Transferência de título e voto facultativo
Faltando mais de um mês para o fim do prazo para fechar o cadastro eleitoral, a Central de Atendimento da Justiça Eleitoral tem ficado vazia na maioria dos dias. Por isso, Vinicius Teixeira faz um apelo aos eleitores:
- Peço que as pessoas não deixem para os últimos dias para procurar a Justiça Eleitoral, para evitar filas, demora em atendimentos. Quem não tem uma situação regular, que procure com antecedência para resolver com calma.
Uma das poucas eleitoras que procuraram o cartório, na última segunda-feira, foi a jovem Daniele de Almeida, de 16 anos, para fazer o primeiro título para votar nas eleições municipais de Santa Maria. Há cinco anos, a adolescente se mudou do Rio de Janeiro para a principal cidade do centro do Estado. A influência da família contou no momento de fazer o documento agora, já que o voto é obrigatório somente a partir dos 18 anos. Somado ao interesse próprio pela política desde cedo.
- Talvez eu ainda não tenha a maturidade, mas acredito que isso, muitas vezes, ocorre. Mas só de pensar em diversos movimentos que fizeram o voto ser totalmente democrático hoje em dia, é um dos motivos para fazer isso - afirma Daniele
Daniele foi acompanhada da mãe, Lisiane de Almeida, que, em outras oportunidades, já tinha feito a transferência de título.
- A gente conversa muito com ela, tem que ter muita responsabilidade, porque o voto é o papel que ela vai ter para protesto e para garantir os direitos dela mais para frente. O meu (título) era daqui, eu mudei para o Rio de Janeiro, depois para Boa Vista, em Roraima, e mudei para cá novamente - conta Lisiane.
Nas eleições municipais de 2020, Santa Maria registrou um total de 185 eleitores entre 16 e 17 anos, com registro eleitoral e aptos a votarem. O baixo número se deve ao fato de, nessas idades, o voto ser facultativo, portanto, sem a obrigatoriedade de ir até uma zona eleitoral e escolher um candidato.
Pela baixa procura dos jovens em fazer o título de eleitor, a Justiça Eleitoral lançou, neste ano, uma campanha incentivando a confecção do título eleitoral para jovens de 16 e 17 anos. Entre janeiro e fevereiro deste ano, mais de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos solicitaram a primeira via do título em todo o país.
Os adolescentes de 15 anos podem se alistar, desde que complete 16 anos até a data da votação 6 de outubro.

Como saber se a situação eleitoral está em dia
Em caso de dúvida em relação à atual situação eleitoral, o eleitor pode entrar em contato com a justiça eleitoral. Além disso, pode verificar a situação por meio do título eleitoral impresso. No canto superior, há informação quanto à coleta biométrica, a última atualização referente aos dados foi antes das eleições gerais, em 2022.
Outro método para saber se está tudo regularizado, é via aplicativo e-Título, em que consta todas as informações cadastrais, como zona eleitoral, seção, município de votação, endereço de votação e se a biometria está cadastrada.
Não perca o prazo
Confira os serviços disponibilizados até 8 de maio, quando fecha o cadastro eleitoral para votação no pleito de outubro. Depois, o eleitor só pode pedir segunda via.
Solicitações até 8 de maio
- Novo título eleitoral
- Transferência de domicílio eleitoral
- Troca do local de votação
- Pedido de seção acessível
- Conferência da situação cadastral
- Cadastro da biometria
Documentos necessários (1ª via do título)
- Documento de identificação com foto ( Carteira Nacional de Habilitação não pode ser usada por não informar a naturalidade do cidadão)
- Comprovante de residência atualizado
- Comprovante de alistamento militar para homens com idade entre 18 e 45 anos
Números da Justiça Eleitoral de Santa Maria
- (51) 3294 - 8041
- (51) 3294 - 8135