Hospitalizado, Silvio Weber não presta depoimento à comissão da Câmara de Itaara

Marcado para às 14h desta segunda-feira (4), encerrou hoje o prazo legal para que o prefeito de Itaara, Silvio Weber (sem partido), prestasse depoimento à comissão processante da Câmara de Vereadores. Assim como nas outras três datas previstas, Weber não compareceu à sessão e também não participou de forma remota.
Durante cerca de 28 minutos, uma testemunha, moradora do município de Paulo Bento, no norte do Estado, foi ouvida pela comissão processante, de forma virtual. Depois, seria a vez do prefeito em investigação, Silvio Weber.


Na manhã desta segunda-feira, o advogado Bruno Paim confirmou que Weber está internado no Hospital São Francisco de Assis, em Santa Maria, desde o domingo (3) por conta de crises de ansiedade. Paim representa o prefeito nos processos judiciais em que o Ministério Público investiga supostas irregularidades, como direcionamento de licitações e superfaturamento em serviços prestados por terceirizadas em Itaara.


Na última sexta-feira (1º), o chefe do Executivo enviou um documento à Câmara comunicando que os advogados, no processo de cassação, não o representavam mais. Weber não chegou a indicar outro defensor para a sua defesa. Mediante essa situação, a própria Câmara de Vereadores de Itaara contratou o advogado Lucas Mota Ramos para representar o prefeito.


– O processo agora vai abrir um prazo para manifestação por escrito da defesa. Nesse caso, de cinco dias a partir de amanhã (5). Então a defesa vai poder esclarecer melhor as suas teses. Se o prefeito não contratar outro advogado, eu vou continuar na defesa dele para que o processo ocorra respeitando a sua ampla defesa - afirma Ramos.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Conforme o presidente da comissão, vereador Paulo Gilmar Garcia (MDB), teria sido disponibilizada a possibilidade do depoimento ocorrer no formato online. Ele acrescentou que, nesta segunda-feira, o prefeito encaminhou "uma declaração" informando que está hospitalizado e sem previsão de alta.


– Nós demos todo o direito à ampla defesa dele. Inclusive na semana passada, no dia 27, eu e o vereador André ficamos lá na prefeitura tentando que ele assinasse a intimação. Ele despachou toda manhã, inclusive não nos atendeu, sempre dando desculpa. Demos a oportunidade de ele vir tanto presencial ou pelo link, e não aconteceu – relata o presidente.


Quanto aos próximos passos do processo de cassação, o vereador relator, André Burin (Progressistas), explica que imediatamente a comissão já pode apresentar um parecer final do relatório.


– Pode solicitar, inclusive, a marcação da data da sessão de julgamento, que, certamente, vai ocorrer na semana que vem, já que nosso prazo de 90 encerra no dia 17 de dezembro, que é em um domingo. Solicitamos ao presidente da Câmara a marcação dessa sessão de julgamento, e aí vamos aguardar o fim desse processo.


Segundo a assessoria do prefeito Silvio Weber, o atendimento na prefeitura segue em horário normal, até as 14 h. Porém, os despachos estão sendo feitos de forma virtual, na unidade hospitalar.


*Colaborou Gilberto Ferreira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“É difícil adivinhar a cabeça de um ditador populista”, diz ex-ministro Sérgio Etchegoyen sobre impasse entre Venezuela e Guiana Anterior

“É difícil adivinhar a cabeça de um ditador populista”, diz ex-ministro Sérgio Etchegoyen sobre impasse entre Venezuela e Guiana

Itaara: grupo volta a pressionar pela cassação do mandato de Silvio Weber em sessão da Câmara Próximo

Itaara: grupo volta a pressionar pela cassação do mandato de Silvio Weber em sessão da Câmara

Política