Jaqueline Silveira

Comissão dos Atos de 8 de Janeiro cerca deputada e ex-assessor

Por unanimidade, integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos de 8 de Janeiro aprovaram, ontem, um conjunto de 57 requerimentos que incluem a quebra do sigilo telefônico e telemático da deputada Carla Zambelli (PL-SP), além da elaboração de Relatório de Inteligência Financeira sobre ela por parte do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), desde 1° de janeiro de 2019. A CPI ainda aprovou nova convocação do tenente-coronel Mauro Cid, que foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).



 + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Tanto a quebra de sigilo de Zambelli quanto a reconvocação de Mauro Cid foram motivadas pelas informações prestadas pelo hacker Walter Delgatti Neto à CPMI. O hacker também teve seus sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático quebrados pela comissão.


Depois da aprovação, a CPI ouviu o depoimento do sargento Luis Marcos dos Reis, que fez parte da equipe de ajudantes de ordem do ex-presidente Bolsonaro. Ele definiu como “erro pessoal” a decisão de ter ido à Esplanada dos Ministérios durante a depredação nos Três Poderes e se disse arrependido. Contudo, segundo ele, a situação já estava controlada pelas forças de segurança no momento em que chegou à Praça dos Três Poderes e apenas tirou fotos da movimentação.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Assembleia Legislativa vai conceder Mérito Farroupilha a pioneiro do Distrito Industrial de Santa Maria Anterior

Assembleia Legislativa vai conceder Mérito Farroupilha a pioneiro do Distrito Industrial de Santa Maria

A volta por cima de Aécio Neves em encontro do PSDB nacional Próximo

A volta por cima de Aécio Neves em encontro do PSDB nacional

Política