expectativa

Começa a reunião do Alto Comando do Exército que pode definir a nova sede da ESA

Maurício Araujo

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

A escolha da cidade sede da nova Escola de Sargentos das Armas (ESA) começou a ser definida na terça-feira, quando o Exército Brasileiro deu início a Reunião do Alto Comando do Exército (Race). No Quartel-General do Exército, o Forte Caxias, estão reunidos o comandante do EB, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e oficiais-generais do Alto Comando dos órgãos de assistência direta e imediata.

A definição de qual o município será o escolhido pode sair até sexta-feira, quando se encerra esta reunião, ou ser adiada para outro encontro, já que estão previstas outras duas Race para este ano.

Exames e procedimentos de hemodinâmica são retomados após um ano no Husm

Santa Maria está na briga pela escola, que representa investimento direto de R$ 1,2 bilhão - somente com a construção do complexo militar. Ponta Grossa, no Paraná, e Recife, em Pernambuco, também estão na disputa.

Além de debater o destino da nova sede da ESA, estão na pauta do Race, o Planejamento Estratégico do Exército, a execução orçamentária e as práticas administrativas da instituição.

NÚMEROS

Com 9,5 mil militares e 22 organizações militares, Santa Maria tem a maior capacidade de combate da Região Sul do país. Considerada a Capital dos Blindados, é referência nacional quando se fala em Exército. Com um Centro de Blindados, acervo de veículos e instrutores especializados, generais e oficiais que por aqui passaram, e até de fora, afirmam que Santa Maria é a favorita.

COMO DEVE SER

  • A Reunião do Alto Comando do Exército (Race) ocorre, em média, seis vezes ao ano
  • Ela se dá no Forte Caxias, o quartel-general (QG) do Exército, em Brasília, com as presenças dos oficiais-generais que ocupam os postos mais altos na hierarquia da instituição. A atividade é presidida pelo comandante do Exército Brasileiro, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
  • Participam da Race os generais que constituem um conselho permanente de assessoramento nas decisões do comandante do EB, e, ainda, oficiais generais designados pelo Ministério da Defesa
  • A função principal dos 16 generais é assessorar o comandante do Exército
  • Entre as pautas previstas, a definição acerca do município que sediará a Escola de Sargentos das Armas (ESA) será tratada
  • A escolha deve se dar por maioria simples. Ou seja, o município que tiver mais votos, leva
  • Porém, ainda há a possibilidade que a definição fique para nova reunião a ser realizada em outubro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mudança no Plano Diretor de Santa Maria pode alterar cenário na Região Norte

Novo investimento militar no radar de Santa Maria Próximo

Novo investimento militar no radar de Santa Maria

Política