Opinião: Jaqueline silveira

Assembleia vota hoje a PEC para fim do plebiscito em venda de estatais

Jaqueline Silveira

Foto: Assessoria de comunicação da CEEE (divulgação)
Santa Maria tem duas subestações da CEEE: uma no Bairro Campestre (foto) e outra no Distrito Industrial

Hoje, o governo Eduardo Leite (PSDB) testará a solidez de sua base na Assembleia Legislativa com a votação em primeiro turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retira a exigência de plebiscito para a venda da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Sulgás.

Os dois deputados santa-marienses, Giuseppe Riesgo (Novo) e Valdeci Oliveira (PT), têm posições diferentes em relação à PEC. O petista vota a favor da consulta à comunidade, e o representante do Novo pela derrubada do plebiscito.

Estatais têm unidades em Santa Maria

Como é PEC, a proposta precisa de 33 votos e um segundo turno com intervalo de três sessões plenárias da primeira votação. O Piratini constituiu uma base sólida e deve conseguir aprovar até com certa folga a revogação do plebiscito, contudo não escapará do desgaste, já que a oposição deve usar exaustivamente o microfone para criticar o governo.

Em 2018, a gestão de Sartori (MDB) tentou realizar o plebiscito junto com as eleições, mas não conseguiu. O partido do governador Eduardo Leite ajudou a barrar a consulta sob argumento de que o debate e a consulta em meio ao pleito seriam prejudiciais e até poderia confundir a população. Agora, o PSDB trabalha para não ter plebiscito, embora não seja ano eleitoral. Acho que a comunidade deveria ser ouvida, já que os serviços prestados pelas estatais a afetam. Portanto, teria legitimidade para opinar, e o governo evitaria passar a imagem de autoritário ao revogar o plebiscito.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prazo para regularizar título eleitoral termina em 6 de maio Anterior

Prazo para regularizar título eleitoral termina em 6 de maio

Audiência pública volta a debater reintegração de posse de área às margens da linha férrea Próximo

Audiência pública volta a debater reintegração de posse de área às margens da linha férrea

Política