eleições 2018

As promessas dos candidatos ao governo do Estado no último dia da propaganda na TV

Eduardo Tesch

No ar desde o dia 31 de agosto, a propaganda eleitoral no rádio e na televisão terminou hoje para candidatos a senador, deputado estadual e governador do Estado. O Diário acompanhou o horário eleitoral na TV e traz as principais propostas apresentadas por 7 candidatos ao Piratini - o candidato Paulo Oliveira de Medeiros (PCO) não figurou em nenhum programa - ele teve a candidatura impugnada e concorre com recurso. Nos seis segundos destinados ao candidato do PCO, ficava no ar uma imagem do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Ataques em horário eleitoral aumentam rejeição de líderes

Abaixo, confira como cada postulante ao Piratini utilizou o seu último espaço dentro da propaganda eleitoral gratuita. Eles estão listados em ordem alfabética.

Eduardo Leite (PSDB / PTB / PRB / PPS / PHS / REDE / PP)Com 2min45s, Eduardo começou o seu último programa mostrando figuras histórias para o Estado, como Júlio de Castilhos, Oswaldo Aranha e Leonel Brizola, que foram eleitos governadores ainda com "trinta e poucos anos", assim como ele. Depois, o tucano prometeu a retomada do desenvolvimento, diminuindo a burocracia e impostos em setores estratégicos para o Estado. Eduardo salientou o fato do seu candidato a vice, Delegado Ranolfo, ter experiência na segurança pública e prometeu mais policiamento para a população Por fim, o candidato salientou as últimas pesquisas eleitorais, em que ele aparece em 1º lugar nas intenções de voto.

Jairo Jorge (PDT / AVANTE / PV / PODE / PPL / PMB / SOLIDARIEDADE)Com 56 segundos, Jairo Jorge aproveitou para mostrar o que fez enquanto foi prefeito de Canoas, na Região Metropolitana. Segundo ele, a prefeitura reduziu impostos, atraiu 19 mil empresas, construiu 14 escolas e 5 Unidades de Pronto-Atendimento UPAs). Por fim, ele afirmou que se "conseguiu mudar Canoas", vai fazer o mesmo pelo Rio Grande.

José Ivo Sartori (MDB / PSD / PSB / PR / PSC / PATRI / PRP / PMN / PTC)

Com o maior tempo na televisão, 3min18s, Sartori usou o espaço para apresentar os avanços de sua gestão, mesmo "tendo governado durante a maior crise da história". O candidato à reeleição salientou ações como a Lei Estadual de Responsabilidade Fiscal, a criação da Previdência Pública Complementar e o avanço nas negociações para o plano de recuperação fiscal, junto a União. Além disso, salientou os avanços na segurança pública do Estado, como as novas viaturas e os novos armamentos entregues às Polícias Militar e Civil. Ele afirmou que "a realidade nos impôs a necessidade de remédios amargos", mas, segundo ele, um futuro melhor espera por todos os gaúchos.

Julio Flores (PSTU)Com 6 segundos, Julio apareceu ao lado de sua candidata à vice, Ana Clélia, pedindo votos e afirmando que o número do partido "representa a rebelião".

Mateus Bandeira (Novo)Com 6 segundos disponíveis, Bandeira usou o espaço para pedir votos para ir ao segundo turno e, consequentemente, ter 5 minutos de espaço na propaganda eleitoral gratuita.

Miguel Rossetto (PT / PCdoB)Com 1min27s, Rossetto abriu seu último programa afirmando que "dizem que a eleição está decidida, mas nunca esteve", referindo-se às últimas pesquisas de intenção de voto. Citou as trocas de farpas entre Sartori e Eduardo. Depois, foram veiculadas imagens de um comício, com a presença do candidato à Presidência pelo partido, Fernando Haddad. Rossetto prometeu geração de empregos, crescimento e disse que vai acabar com o abandono que assola o Estado. Antes do fim, ainda deu tempo de questionar: "quer a oposição no segundo turno?"

Roberto Robaina (PSol e PCB)Com 11 segundos, Robaina disse que os candidatos ao Palácio Piratini representam "corrupção e a extrema direita". Por isso, pediu votos para um partido que "não está na Lava-Jato".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

mudanças-seçõeseleitorais

Propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV termina nesta quinta Próximo

Propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV termina nesta quinta

Política