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Com apoio de tecnologia e denúncias, RGE regulariza mais de mil fraudes no 1º semestre na Região Central

Distribuidora, em parceria com a polícia, desenvolveu ações que possibilitaram combater os "gatos" e recuperar um volume de energia suficiente para abastecer mais de mil residências por um ano 

Santa Maria, 18 de agosto de 2020 - Os investimentos da RGE no uso de inteligência, tecnologia e canais de denúncias resultaram em uma maior eficiência de suas ações de combate a fraudes e furtos de energia, os famosos "gatos". Tanto que, no primeiro semestre deste ano, somente na Região Central, foram efetuadas 5.126 inspeções em 22 cidades. Deste total, a empresa regularizou 1.554 ligações, das quais 454 eram fraudes. A energia recuperada nessas ações foi de 3.756 MWh, quantidade suficiente para abastecer mais de 2 mil residências por um ano, levando em consideração um consumo médio de 150 KWh ao mês para cada residência. 

As cidades com maior número de irregularidades foram Santa Maria e Cachoeira do Sul, respectivamente. Em Santa Maria, foram realizadas 2.187 inspeções, que resultaram em 714 irregularidades, sendo 244 fraudes. Já em Cachoeira do Sul as equipes da RGE efetuaram 1.031 inspeções, regularizando 418 ligações, das quais 168 eram fraudes. A energia recuperada somente nessas duas cidades seria o suficiente para abastecer 960 residências por um ano, levando em consideração o mesmo consumo médio de 150 KWh ao mês. 

No total, em toda sua área de concessão, a companhia realizou 70.557 inspeções e conseguiu regularizar 10.228 ligações, das quais 4.608 eram fraudes. A energia recuperada, cerca de 24,5 mil MWh, abasteceria 13.627 residências por um ano. Para se ter uma ideia, em 2019, 70 pessoas foram presas em flagrante em operações realizadas pela RGE em parceria com a Polícia Civil e a Brigada Militar. 

"A RGE realiza constantemente importantes ações de combate às fraudes e furtos em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais, que têm auxiliado significativamente o trabalho. A empresa também investiu em novas tecnologias e treinamento das equipes, aprimorando seus processos de monitoramento e análise", afirma Danillo Ferreira Lelis, Gerente de Serviços de Recuperação de Energia da RGE. 

Quando identificada uma fraude de energia, a distribuidora também cobra os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o furto. "Estamos continuamente melhorando nossos modelos de detecção de fraudes, e isso, somado a apuração de algumas denúncias, faz com que possamos inibir esses furtos, que além de serem crime, podem prejudicar uma região trazendo instabilidade na energia e riscos à segurança da população", ressalta Lelis. 

Entre os municípios com maior recuperação de energia da área de concessão da RGE, Gravataí registrou 1.735 MWh, ficando em primeiro lugar. Caxias do Sul ocupa a segunda posição com 1.728 MWh. Canoas é a terceira com 1.675 MWh, enquanto Sapucaia do Sul, com 1.630 MWh, seguida por Novo Hamburgo, com 1.234 MWh, fecham o ranking. 

Eficiência. O investimento em inteligência artificial, acoplado a novos sistemas com geração de alarmes para direcionamento de inspeções, resultam em maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo CPFL em seus processos de monitoramento e análise. Deste modo, a companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais. Além dos investimentos em processos, o grupo também tem trabalhado em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos. 

Essas ações, aliadas aos diversos projetos de blindagem de rede e de medição implementados pela companhia, como o projeto das Caixas Blindadas e atuação em clientes clandestinos, permitem diminuir a necessidade de inspeções in loco. As tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem que a distribuidora aumente a produtividade das equipes, intensifique suas iniciativas contra o crime sem a necessidade de deslocar os técnicos e evite a reincidência de furtos. 

Crime. Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento. 

As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece a ação como uma "perda comercial", e este valor é revertido à empresa. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas e também, o risco à população, pois os mesmos podem causar choques, incêndios e acidentes graves. A CPFL trabalha o tema de conscientização dos perigos das ligações clandestinas por meio da sua campanha Guardião da Vida (saiba mais em www.guardiaodavida.com.br). 

Clientes da RGE podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo "CPFL Energia", disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.rge-rs.com.br/fraude, ou pelo e-mail [email protected]

Sobre a RGE 

Responsável por distribuir 66,7% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,9 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado. 

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos. 

Sobre a CPFL Energia 

A CPFL Energia, há 107 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a quinta maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong. 

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,8 milhões de clientes em 696 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras. 

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis (99,94%), maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 4.304 MW, no final de setembro de 2019. 

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL. 

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