meio ambiente

VÍDEO: segunda edição do 'Descarte Legal' recolhe materiais em bairros de Santa Maria

Laíz Lacerda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Nesta terça-feira, foi realizada a segunda edição do Descarte Legal, ação que prevê o recolhimento de bens inservíveis móveis, componentes eletrônicos, limpeza de focos de resíduos e poda de árvores. A iniciativa tem parceria da Secretaria de Meio Ambiente com a Maringá Metais e Sustentare Saneamento, e tem como principais objetivos conscientizar a população a respeito dos cuidados com o ecossistema. Segundo o secretário adjunto de Meio Ambiente, Gerson Vargas Peixoto, neste primeiro momento, a iniciativa vai recorrer bairros que ficam ao redor de matas e morros.

BAIRROS
O ponto de partida foi o Bairro Campestre do Menino Deus e o trabalho vai se estender pelos bairros Itararé, Perpétuo Socorro, Chácara das Flores e um trecho do Distrito de Santo Antão, áreas que fazem parte do Parque Natural Municipal dos Morros, local que se configura como uma das áreas prioritárias para a conservação do Bioma Mata Atlântica no Rio Grande do Sul.

- É importante que as pessoas saibam quais lugares são apropriados para descartes. A partir disso, elas podem abraçar a ideia e dar destino adequado aos resíduos. Estamos nas ruas para ajudar a promover mais comprometimento e preocupação com a natureza - explica o secretário adjunto.

Trabalhadores dos Correios de Santa Maria aderem à greve nacional

 Para a dona de casa Jolaine de Lourdes Rodrigues, o projeto é muito bem vindo. Ela conta que em uma área verde, localizada do outro lado da rua, o acúmulo de resíduos é preocupante:

- Estão todos de parabéns pela iniciativa, desta forma ajudamos a reduzir a poluição.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Panfletagem visa informar a comunidade sobre descarte correto de materiais e quanto aos perigos de se deixar animais soltos nas ruas

BEM-ESTAR ANIMAL
Além dos caminhões que fazem o recolhimento dos materiais, uma equipe distribui panfletos. A ideia é reforçar a preservação ambiental e o cuidado e responsabilidade que se deve ter com os animais, tanto domésticos quanto silvestres.  

 - O Parque Natural Municipal do Morros abriga diversas espécies nativas. No entanto, muitas vezes, animais domésticos, que vivem soltos, acabam por invadir esse espaço - explica Peixoto.

Junto há 60 anos, casal morre por Covid-19 no mesmo dia em São Gabriel

 O secretário adjunto também conta que, a partir da quarta-feira, uma ação de arborização com espécies nativas começará a ser realizada nos bairros. 

PARA O DESCARTE CORRETO
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, no dia anterior do recolhimento dos resíduos, uma motocicleta com uma caixa de som percorre o bairro para informar o horário das coletas.

O que é recolhido:

  • Linha branca e vidro (geladeira, fogão, máquina de lavar, máquina de secar, freezer)
  • Resíduos inservíveis móveis (sofá, cama, guarda-roupa, sapateira, mesa, cadeira e outros)
  • Componentes eletrônicos (computador, som, celular, teclado, impressora, mouse e outros)

O que não é recolhido:

  • Resíduos da construção civil (alvenaria, gesso, madeira de obra)
  • Lâmpadas fluorescentes
  • Pneus
  • Pilhas e baterias
  • Plástico e isopor

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cidades da região registram temporais de granizo e descargas elétricas Anterior

Cidades da região registram temporais de granizo e descargas elétricas

Próximo

rge

Geral