Quem ingressa na Rua Augusto Kunz pela BR-392, em Santa Maria, é saudado de uma forma inusitada. Desde essa semana, uma placa aviso os motoristas sobre o estado da via, localizada na Vila Ipiranga, no Passo das Tropas: "Bem-vindo à capital dos buracos". O autor da iniciativa por enquanto é desconhecido. A precariedade da estrada já danificou muitos amortecedores e embarrou inúmeros pedestres.
De tanto sentir o coração quase sair do corpo com o sacolejar do carro na buraqueira que se transformou sua rua, Kaliene Camargo Kunz, 12 anos, engajou-se para chamar a atenção das autoridades. Na quarta-feira, com o mesmo espírito indignado do morador anônimo que pregou a placa denunciando o estado da via, a menina tirou uma foto da saudação inusitada e enviou-a para o Diário.
Quando passa a pé pelo lugar, Kaliene embarra os calçados nos dias de chuva. E quando está de carro, sente um desconforto.
Parece que o coração vai sair de tanto buraco que tem ali conta a menina, estudante do 7º ano da Escola Municipal Duque de Caxias.
A rua também alaga quando as chuvas são mais fortes. Para não sujarem os calçados, há moradores que cruzam pelo local descalços.
O zelador José Valter Soares, 41 anos, que trabalha também com manutenção de piscinas, já teve prejuízo quando precisou trocar os amortecedores de seu veículo. Segundo ele, nos últimos dois anos a situação agravou-se.
Todo o trecho está esburacado. Um ônibus já atolou e foi preciso chamar um guincho para retirar ele. Tinham que empedrar, fazer um calçamento reclama o morador.
O Secretário interino de Infraestrutura, Obras e Serviços, Alexandre Brasil, diz que não há previsão para o calçamento da rua, e nem pedido pedido da comunidade na prefeitura para isso. Brasil afirma também que não haverá prazo para o patrolamento do local. Segundo ele, em razão da cidade estar sofrendo os efeitos do fenômeno El Niño, seria uma irresponsabilidade estabelecer prazos.
Toda a cidade está sofrendo com isso desde abril do ano passado por causa do El Niño. Não vamos conseguir atender prazos, o município está em situação de emergência.