Os candidatos que concorrem a uma vaga no Ensino Superior e que realizaram as provas do Processo Seletivo Seriado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na manhã deste domingo, tiveram opiniões divididas com relação ao exame. No PS2, o tema foi a escassez de recursos hídricos. Já no PS3, as questões abordaram a leitura no Brasil e no mundo e a influência no cotidiano das pessoas.
Processo Seletivo Seriado tem correria e reclamações no Campus da UFSM
Para alguns candidatos, a prova foi considerada acessível, para outros, exigiu um alto grau de dificuldade. Para o candidato que concorre a uma vaga em Relações Internacionais, Lucas Ferreira, 18 anos, a prova do PS3 foi bem elaborada e diversificada. Segundo ele, foram usadas referências de livros nas questões.
Provas do Processo Seletivo Seriado da UFSM ocorrem neste domingo em 12 municípios
_ Quase todas as questões tiveram relação com a leitura. Tinha bastante tabelas e imagens e a prova exigiu bastante conteúdo. Foi muito bem elaborada _ destaca Lucas.
Já para as estudantes Thais Pierine e Gabriela Costa, ambas de 17 anos, a maior preocupação é com a redação. Segundo elas, que vieram juntas de Jari e tentam uma vaga em Pedagogia, a prova não estava difícil.
_ Em geral, foi uma prova bem tranquila de fazer. Cobrou conteúdo, mas foi acessível, não dá para dizer que era difícil _ destaca Thais.
_ A redação é o que deixa a gente mais nervosa, pois ficamos naquelas expectativa pelo tema que será cobrado, o tipo de gênero que vão pedir. De resto, foi uma prova bem boa de realizar _ afirma Gabriela.
Índice de abstenção
A Coperves divulgou o índice de abstenções das provas Objetivas do Processo Seletivo. Segundo o órgão, no PS2, a desistência correspondeu a 12,98%, já o PS3 registrou 23,37% de abstenção.
"