"Quero plantar algumas sementes", diz o responsável pela expansão da Kumon sobre participação no Franquias do Sul nesta quinta-feira

Foto: Beto Albert

Uma plataforma de estudo ou venda de produtos, um restaurante favorito e até a forma como cuidar da saúde e da segurança de sua casa. Todos são tipos de empresas e modelos de negócios multiplicáveis e podem ganhar espaço na região e expandir, inclusive, para fora do país. É assim que funcionam as franquias e o seu mercado, o franchising. Os exemplos são muitos, principalmente nos últimos anos. E o Franquias do Sul, evento que será realizado nesta quinta-feira (28), busca expandir o setor. Especialistas renomados estarão na sede do Grupo Diário, das 14h às 21h, para a troca de experiências e maior visibilidade do segmento.  

O encontro vai trazer dicas não só para quem quer empreender e abrir uma franquia de marcas nacionais aqui na região, mas também destacar e incentivar um movimento contrário que surgiu há alguns anos em Santa Maria com apoio do Sebrae: o de empresas daqui da cidade que fizeram sucesso e viraram franqueadoras, vendendo e abrindo franquias em cidades do Estado e do país.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O público irá observar, por meio de exemplos dinâmicos e reais, o impacto de investir em franquias. ​O evento espera receber os franqueados e os interessados em saber mais sobre o ramo. Um dos palestrantes é responsável por expandir a Kumon para outros seis países vizinhos. O santa-mariense José Julio Segala trabalha há décadas no Kumon e é o atual vice-presidente da empresa para a América do Sul. 

A entrada é 1kg de alimento não perecível, e a inscrição não é obrigatória. Pelo menos 100 pessoas confirmaram presença. 

Mas o que é uma franquia? 

realização do evento é do Grupo Diário e Químea Inteligência Ambiental. Somam-se a eles apoiadores e franqueadoras participantes. O diretor da Químea, Marçal Paim da Rocha, está conduzindo a organização, e apresenta uma definição geral sobre uma franquia. 

– É um acordo entre duas empresas, em que uma delas cede a marca, o Know-how (saber-fazer)os processos e a expertise para outra empresa utilizar daquele conhecimento e estratégia que o franqueador criou. E nessa relação, os dois ganham. Enquanto um tem a chance de se tornar empreendedor com uma segurança ainda maior, o franqueador expande com o apoio de parceiros e leva sua marca mais longe, e ganha royalties pelo uso da marca – explica Paim.  

Ele e a coordenadora de Marketing e Eventos do Grupo Diário, Maglieli Alves, reforçam a importância de ter eventos mais próximos das empresas do sul, já que normalmente esse tipo de encontro é realizado apenas no centro do país. Maglieli complementa:

 – Conversando com a equipe organizadora, falávamos sobre nunca ter visto aqui na região um evento assim, que é voltado para o investidor e, também, para os franqueados. Vai ser uma oportunidade interessante e, se tudo der certo, o projeto se estenderá para a segunda, terceira, quarta edição. 


Leia mais:

Conheça as atrações confirmadas no evento Franquias do Sul, promovido pelo Grupo Diário; inscrições estão abertas

Grupo Diário será local de importante evento no dia 28 de novembro: o Franquias do Sul

Projeto Franquias do Sul reúne 15 participantes para lançamento


Os palestrantes 

A principal consultoria para abrir uma franquia estará presente. O Sebrae presta o serviço há anos e a maioria dos empreendimentos que estarão no Franquias do Sul passaram pela estruturação. A Químea por exemplo, tem hoje 64 franquias e recebeu consultoria da empresa do sistema S para formatar seu negócio para ser replicado em outros Estados. Uma das palestras será em parceria com o Sebrae e apresentará dicas sobre esse universo. 

No total, serão nove palestras, a última será do vice-presidente da Kumon América do Sul, José Julio Segala. Ele saiu de Santa Maria para liderar uma franquia que nasceu em 1958 no Japão e já alcançou 63 países com o método que utiliza matemática, a língua pátria e inglês, para desenvolver altas habilidades acadêmicas e autodidatismo nos alunos. 


Segala é responsável pela expansão de franquias na América do Sul. Neste território, Brasil e outros seis países somam 200 mil alunos estudando com o método. No mundo, esse número chega a 4 milhões. 

– Na palestra de quinta, vou explicar como funciona o sistema e como se tornar um franqueado. Demonstrar quais são os principais passos. Vou explicar, também, sobre microfranquias (investimento inicial é menor) .Quero plantar algumas sementes naquelas e naqueles que querem ser franqueados e, também, em empresários que podem expandir os seus negócios usando o franquias – incentiva  Segala.


As palestras e apresentações também serão transmitidas gratuitamente, ao vivo, no YouTube do Diário

Santa Maria e suas franquias 

Nos últimos anos, Santa Maria se tornou um celeiro de franqueadoras, indica o setor. Delivery Much, Químea, Vida Card, Davant e Espetiño - Churrasquinho dos Pampas são exemplos. O objetivo é que os números cresçam a as iniciativas também, dizem os organizadores do evento. 

Veja os números de algumas das franqueadoras confirmadas

  • Kumon – 63 países. No Brasil, 1,5 mil franquias em todos os Estados. Na América do Sul, mais de 200 mil alunos com o método
  • PRS Monitoramento – Iniciou em 2022 em Santa Maria. Três franquias no RS e uma em Rolim de Moura (RO). 110 funcionários. 
  • Espetiño – Começou em 2009 com um carrinho de churrasquinho em Santa Maria. Hoje, tem franquias em nove cidades: Santa Maria, Canoas, Capão da Canoa, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Caxias do Sul e Jaraguá do Sul (SC)
  • Químea – Desde 2016, quando abriu em Santa Maria. Com 64 franquias no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Roraima e Rio de Janeiro
  • Vida Card – De Santa Maria. Nos 6 anos como franqueadora, já tem 35 unidades. Já chegou em cidades como Chapecó (SC), Duque de Caxias (RJ) e Belo Horizonte (MG)

O Franquias do Sul terá participação das franqueadoras Espetiño - Churrasquinho dos Pampas, Frida Under, Químea, Avacon Gestão de Condomínios, Kumon, Davant Franquias, Usina de Massas Pocket e PRS Monitoramento e Sistema de Segurança e Vida Card Franchising. Apoio de Pinton e Palma Advogados Associados, Suzana Righi Investimentos, Tania Martins, Futura, Latitude 180 e Orla Energia Solar. 

O setor 

Entre o fim de 2023 e o início de 2024, o setor de franquias faturou mais de R$ 250 bilhões. Com um crescimento de 11,5% em comparação aos 12 meses anteriores. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising.  


Só no primeiro trimestre em 2024, o setor acumulou R$ 121,7 bilhões. Isso representa um aumento de 15,8%, comparado ao mesmo período de 2023. O crescimento do setor é constante. É o que indica os dados. O último estudo pontua a hotelaria e o turismo, a alimentação e a saúde, beleza e bem como os setores de maior impacto para o faturamento chegar na casa dos R$ 250 bilhões. 


Nesse mesmo período, o Rio Grande do Sul sente os reflexos das enchentes. Em 2023, o Estado foi responsável por 5,70% do faturamento total da Região Sul do país. Neste ano, ainda estamos em 3,83%. 


Franquias do Sul

  • Quando – Quinta-feira (28), das 14h às 21h
  • Onde – Sede do Grupo Diário, Faixa Nova de Camobi, 4975
  • Entrada – Doação de 1 kg de alimento não perecível
  • Transmissão – Ao vivo no YouTube do Diário

Palestras confirmadas

  • 15h30min – A força da cultura franchising. Palestrante Eduardo Saibt Martins, CEO do Vida Card
  • 16h – Empreenda no ramo de Segurança Eletrônica que faturou R$ 12 bilhões no último ano. Patric Rodrigues, diretor da PRS
  • 16h30min – A importância do Delivery nas Operações de gastronomia. Áureo Martinez, Usina de Massas Pocket
  • 17h – Vantagens de empreender no mercado de estética e odontologia. Rafael Kowalski, CEO da Rede Clínicas Davant
  • 17h30min – Modelo de expansão da Avacon franchising. CEO Cristian Menezes e Diretor Operacional de Expansão Alex Schirmer
  • 18h – O impacto de franquias femininas e como elas promovem impacto social. Camila Julien Reginato, CEO Frida Under
  • 18h30min – Saiba como escolher o melhor negócio para você. Palestrantes da Mutuals Franquias Renata Zugno e Viviane Almada
  • 19h15 min – Gerando receita e impacto positivo. Marçal Paim da Rocha, Fundador da Químea
  • 20h – Franchising como forma de escalar os negócios. José Julio Segala, vice-presidente do Kumon América do Sul

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Bibiana Pinheiro

POR

Bibiana Pinheiro

bibiana.pinheiro@diariosm.com.br

Anterior

"Existe franquia para todos os bolsos", diz o vice-presidente do Kumon em evento; confira as dicas para quem deseja empreender

Santa in Black: Sindilojas promove campanha de promoções para fortalecer o comércio local Próximo

Santa in Black: Sindilojas promove campanha de promoções para fortalecer o comércio local

Economia