Em mais uma edição do programa de Categorização dos Serviços de Alimentação, 46 bares e restaurantes de Santa Maria foram contemplados com o selo de qualidade sanitária. A cerimônia de entrega da certificação ocorreu na noite desta terça-feira (26) no Salão de Atos do Conjunto I da Universidade Franciscana (UFN).
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Os empreendimentos receberam selos A (ouro), B (prata) ou C (bronze), de acordo com a pontuação obtida. Todos os selos, independente da classificação, se encontram acima das regras sanitárias estabelecidas pela legislação. Conforme a coordenadora da iniciativa, Ana Lúcia de Freitas, cada um deles passou por avaliações, capacitações e autorizações realizadas pela equipe do programa e pela vigilância sanitária. Os trabalhos iniciaram ainda em 2023 nos municípios de Santa Maria, da Quarta Colônia, Cruz Alta e Santiago:
– As empresas passaram por várias etapas. Após a adesão do município, tivemos o trabalho focado com a vigilância sanitária que fizeram as auditorias e avaliações. Depois dessa primeira inspeção, com caráter mais informativo, os empreendimentos tiveram tempo para se adequarem e, nos últimos meses, passaram por uma segunda inspeção que deu a eles o selo de qualidade.
Entrega dos selos em Santa Maria
Na noite da terça-feira (26), dezenas de pessoas se reuniram no Salão de Atos para acompanhar a certificação dos estabelecimentos. Após a fala inicial das autoridades presentes, um a um, os representantes foram chamados ao palco para receber o selo. A partir da entrega oficial da certificação, bares e restaurantes já podem expor o selo que assegura, aos clientes, a qualidade e segurança do produto.
– A importância do selo é referente a nossa segurança alimentar. Não só a nossa, mas de todo o nosso público. A gente trabalha com crianças e sempre procura fazer o melhor para todo mundo – destacou o gerente operacional da Lanchonautas, Marcos Kossmann, contemplada com o selo A de qualidade.
Na lista, também, espaços como os Restaurantes Universitários (RUs) da UFSM e o Restaurante Popular de Santa Maria que, diariamente, atendem milhares de alunos e a comunidade. Para o diretor do RU, Joeder Campos Soares, é uma forma de reconhecer o serviço prestado na instituição:
– Esse selo apenas reafirma a seriedade do trabalho que os restaurantes da UFSM vem desenvolvendo e compromisso de prestar o melhor serviço que é o da alimentação, para o nosso estudante. Então, estamos muito felizes e isso prova a nossa qualidade.
Confira os empreendimentos contemplados
Selo A:
- Carniceria Del Fuego
- Casa do Pastel
- Cosmopolita (UFSM)
- DoCão HotDog
- Doug x Burguer
- Frei Pança
- Gruta Restaurante
- Imperial Fresh Food
- Kairós Gastronomia
- La Birra
- Lanchonautas
- Laricão Lanches
- Maccherone Trattoria
- Morita Sushi Bar
- Na Brasa 672 burguer
- Pancho Loko
- Pascotini Buffet e Grill
- Plazza Pizza Quadrada
- Restaurante Popular de Santa Maria
- Risotto Gourmet
- Restaurante Universitário I
- Restaurante Universitário II
- Santo Garden
- Terrazzo Restobar
- Veredito Buffet
- Viccino
- Zimmermann Delikatessen
Selo B
- Belga Café
- Cantina Marista
- Churrascaria Bovinu´s
- Don Frolini Pizzaria - Centro
- Don Frolini Pizzaria - Villa Food Park
- Napo Pizzaria Napoletana
- Oba (Camobi)
- Oba (Patronato ) Shopping Praça Nova
- Ponto Vinte Restaurante & Café
- Restaurante Oliveira
- Sem Culpa Doceria
- Subway
- Vera Cruz
Selo C
- Eleven Burguer
- Oba (Alberto Pasqualini)
- Oba (Presidente Vargas)
- Oba (UFSM)
- Oba (Venâncio Aires, 1434) - Espírito Santo
- Panificio Imembuí
- Sant’Alho
Leia também: