O prefeito eleito Rodrigo Decimo (PSDB) e seu entorno têm evitado de falar em nomes de futuros secretários ou de atuais titulares que podem permanecer em suas pastas. Mas é claro que especulações começam a vir à tona. Confira alguns bastidores...
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Recado claro
O aviso do futuro governo é não assegurar a ninguém permanência, ou seja, titulares de pasta não devem prometer às equipes permanência. Ao contrário, hoje, nos corredores do Centro Administrativo, o sentimento entre o primeiro e o segundo escalões é de que não há nenhuma garantia. Afinal, é um novo governo e grande parte da equipe do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) será exonerada ao final do ano. Já sobre nomes, o entorno de Rodrigo Decimo está muito fechado. Não há vazamento de informações do lado de lá.
Composição na Câmara
O futuro presidente da Câmara para 2025 tende a ser Admar Pozzobom, do PSDB. Agora, em relação à legislatura eleita, nem todos devem atuar no Legislativo. Isso porque o governo Decimo irá mexer em bancadas para levar secretários. Embora o prefeito eleito tenha deixado claro que não há convites, um nome que deverá estar na prefeitura é o vereador eleito Luiz Carlos Fort, do Progressistas – a indefinição seria quanto à secretaria que assumirá. Morador da Zona Norte, ele foi um dos nomes que ajudaram nas articulações para a aliança com PSDB, além de conhecer bastante as demandas da periferia. Se confirmada a indicação de Fort, assumiria a 1ª suplente Marlene Nascimento (Progressistas).
MDB confirmadíssimo?
O MDB fez uma reunião, na noite de segunda-feira (25), para tratar sobre o ingresso no governo tucano. Além de apoiar Decimo no 2º turno, os vereadores reeleitos Adelar Vargas, Bolinha, e Rudys Rodrigues já fazem parte da base do prefeito Jorge Pozzobom. O partido, na verdade, nunca saiu do governo. Haverá uma nova reunião no final de semana com o secretário de Desenvolvimento Social do governo Eduardo Leite (PSDB), Beto Fantinel, principal nome do MDB na cidade.
O encontro será mais para tratar do espaço a ser ocupado. Nos bastidores, o nome do vereador Rudys foi tratado para ocupar a pasta de Desenvolvimento Social. No 2º turno, ele foi para rua pedir voto para Decimo. Presidente do MDB, Antonio Carlos Lemos disse que o convite foi feito diretamente a Rudys. Caso o famoso bordão “confirmadíssimo” do vereador se concretize, o 1º suplente Marcelo Acosta assumiria a vaga.
Leia também