Foto: Bate-Papo Astronômico (Divulgação)
Lançado em 21 de fevereiro de 1989, o Exos D foi projetado para estudar a aceleração de partículas durante as auroras.
As câmeras do Bate-Papo Astronômico, localizadas no Santa Maria Tecnoparque, flagraram um satélite japonês de 35 anos que reentrou na atmosfera na madrugada desta terça-feira (26). Com 1,3 m de diâmetro e pesando 292 kg, ele foi projetado para estudar a aceleração de partículas durante a aurora boreal, no Hemisfério Norte, e a aurora austral, no Hemisfério Sul.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O evento também foi registrado pelas câmeras do Observatório Astronômico Araucária, em Passo Fundo. Nas imagens é possível ver o satélite se fragmentando ao queimar durante a reentrada. O evento ocorreu por volta da 1h48min da madrugada.
Lançado em 21 de fevereiro de 1989, o Exos D foi projetado com uma órbita altamente inclinada para facilitar o estudo dos fenômenos. De acordo com Fabricio Côlvero, do Bate-Papo Astronômico, pela trajetória da reentrada, é provável que detritos do satélite tenham caído sobre o solo gaúcho. Alguns deles podem estar na região central do Estado, enquanto fragmentos maiores são mais prováveis ao sul.
Ele também alerta para o risco de manuseio desses materiais, já que alguns componentes podem conter materiais tóxicos, como hidrazina, um líquido com propriedades similares a amônia. Quem encontrar os detritos pode enviar fotos ou vídeos para o Bate-Papo Astronômico, através do contato no site do projeto.
Veja o vídeo
VÍDEO: VÍDEO: reentrada de satélite japonês de 35 anos na atmosfera é flagrada em Santa Maria 🛰️
— Diário de Santa Maria (@diariosm) November 26, 2024
Leia mais: https://t.co/LjKAgpxKQe pic.twitter.com/0aRAzLYjJT