Foto: Beto Albert (Diário)
Finalizada a revitalização da Gare, a Secretaria de Cultura de Santa Maria assinou, nesta segunda-feira (25), a ordem de serviço que marca o começo da reforma dos vagões e da locomotiva que estão na antiga estação ferroviária. O investimento será de mais de R$ 700 mil, com recursos próprios do município. Os serviços devem começar em até cinco dias, a contar desta segunda.
A antiga composição, já bastante corroída pelo tempo e pelo abandono, estava parada em um espaço que foi revitalizado da Gare. Antes expostos à chuva e ao sol, a locomotiva e os vagões de passageiros agora ficam em um local abrigado.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), e o prefeito eleito Rodrigo Decimo (PSDB), participaram da assinatura. Também estavam presentes a secretária de Cultura, Rose Carneiro, e o empresário Sérgio Alberto Konrad Lemes, responsável pelo empresa SL Manutenções e Comércio de Estruturas Metálicas, de Santa Maria, responsável pela reforma.
– Santa Maria é uma cidade ferroviária, por isso esse é um simbolismo muito importante para nós. A partir disso, também queremos fazer na Gare um ponto de turismo e exploração gastronômica – afirmou Pozzobom, ressaltando que a iniciativa integra o projeto de revitalização do complexo ferroviário.
Empresa
A contratação da SL Manutenções ocorreu de maneira direta (dispensa de licitação), por ser especializada em serviços de reforma, recuperação e conservação de bens móveis de valor histórico e cultural da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA). A composição é formada por uma locomotiva a vapor da marca Mikado, e vagões de passageiros. O prazo para a entrega dos serviços é de seis meses. O que será feito do trem após a reforma ainda não foi definido.
Resgate da história
- As peças que passarão por reforma são objetos de metal e de madeira de grande porte. O trabalho de recuperação exige um profissional com especialidade em metalurgia e que possua equipamentos e materiais adequados ;
- Os objetos de madeira faziam parte da decoração dos vagões de passageiros. Alguns deles estão bastante danificados e ostentam apenas a estrutura metálica. Não há janelas nem assoalhos;
- Segundo a prefeitura, os materiais não passaram por recuperações anteriores e estão se deteriorando rapidamente, o que pode ocasionar uma grande perda do suporte original, especialmente dos objetos de madeira.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria.