Gente

Morre religiosa que criou a imagem de Jesus exposta na Basílica da Medianeira

"Será enterrada nesta quinta-feira, no Cemitério das Irmãs Maria de Schoenstatt, em Santa Maria, o corpo da irmã Senira Catharina Biscaro, 85 anos, que morreu na manhã de quarta-feira. Irmã Senira produziu três cálices que foram entregues ao Papa João Paulo II e foi a responsável por criar a nova imagem de Jesus Cristo que está exposta no altar central da Basílica da Medianeira.

Senira estava com problemas de saúde desde agosto. Depois de sofrer uma isquemia e uma embolia pulmonar, passou a ser cuidada em casa, mas não resistiu e faleceu na manhã de quarta, por falência de múltiplos órgãos.

De acordo com a Assistente Provincial de Schoenstatt, irmã Lúbia Bonfante, Senira nasceu em Carazinho, no Rio Grande do Sul, e ingressou na comunidade de Schoenstatt antes de completar 18 anos, por meio de um missionário Palotino. A irmã ajudou na construção do Santuário Tabor, que é o primeiro Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt no Brasil.

_ A irmã Senira era uma pessoa de muita iniciativa e muito arrojada. Sua primeira grande obra foi a configuração da Capela Tabor. Ela orientou pessoalmente os pedreiros na confecção da cruz de tijolos, na qual foi colocado o corpo de Jesus e os outros símbolos. Muitas vezes, ela subiu nos andaimes para dar o retoque final na obra. A arte sacra era a vida dela. Ela estudou e tinha o desejo de perenizar aqui toda a história do movimento de Schoenstatt _ relembra Lúbia.

Em função do gosto pelas artes, Senira se formou na Faculdade de Belas Artes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por volta da década de 70. Ela fundou duas escolas na cidade, a Escolinha de Arte Facho de Luz e o Jardim de Infância Girassol e, também, um atelier, o Metalarte Padre Kentenich. Foi nesse local que confeccionou os cálices doados ao Papa João Paulo II e onde produziu também obras e pinturas que estão espalhadas em diversas capelas do Brasil e da América Latina. A última obra produzida por Senira foi a escultura em alto relevo de Jesus para a Basílica da Medianeira.

 _ A irmã Senira era um tipo muito original, possuía um sentido aguçado para a beleza estética. Era amiga de todos, muitos dos quais vinham buscar conselho e consolo junto dela. Tinha uma grande roda de amigos e era muito estimada e respeitada por todos. Pelos seus trabalhos e atuação, teve oportunidade de exercer um fecundo apostolado _ conta irmã Lúbia.

Antes do sepultamento, haverá uma missa de corpo presente às 8h na Capela Tabor. "

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morador de rua é suspeito de esfaquear homem encontrado morto dentro de bar em Santa Maria

Próximo

Homem morto a tiros em Santa Maria é sepultado nesta quarta-feira

Geral