A Guarda Municipal de Santa Maria receberá 30 armas não letais nesta quarta-feira. Os equipamentos são capazes de imobilizar momentaneamente o alvo com aplicação de choque.
Falta armamento à Guarda Municipal de Santa Maria para auxiliar as polícias
As armas, conhecidas como sparks, foram adquiridas pela prefeitura em março, ao custo total de cerca de R$ 170 mil. O treinamento já foi feito com 18 integrantes da Guarda. A Secretaria de Mobilidade Urbana está em tratativas com a Brigada Militar (BM) para capacitar mais profissionais.
Guarda Municipal nega ter agredido vendedor no centro de Santa Maria
Segundo o secretário Sílvio Souza, o uso ocorrerá apenas em momentos em que exista "risco à vida". Conforme o secretário, as sparks são importantes em ações que exigem o uso da força.
Em julho de 2014, a Associação dos Guardas Municipais de Santa Maria obteve uma liminar na Justiça que determinava a compra de equipamentos, entre eles as armas não letais. Na época, ficou estabelecido que a Guarda não poderia fazer serviço externo sem novos equipamentos.
Com os sparks, o secretário afirma que todos equipamentos que eram cobrados estão à disposição dos guardas. Nos últimos meses, foram adquiridos itens como coletes balísticos, rádios comunicadores e sprays de pimenta.
A Guarda Municipal é integrada atualmente por 142 profissionais.
"